A Parada do Orgulho LGBT de Cremona, na Itália, um grupo de ativistas LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transexuais) carregou num andor uma imagem blasfema de Nossa Senhora com os seios descobertos. O evento realizado no sábado (4) foi patrocinado pela Câmara Municipal da cidade italiana.

Dom Antonio Napolioni, bispo de Cremona, disse num comunicado que o evento causou "a perplexidade de numerosos cidadãos, crentes e não crentes, pela presença de imagens ofensivas e obviamente blasfemas, que não podem ter nenhum valor educativo ou comunicativo, de valores ou direitos”.

AVISO: O vídeo pode ofender a sensibilidade do leitor

"São gestos que não fazem bem a ninguém e prejudicam muitos que se comprometem com o respeito mútuo por uma sociedade sem discriminação", lamentou.

Napolioni também expressou sua “dor e a da comunidade cristã, no desejo de aprender sempre da Mãe de Deus e da humanidade um olhar de acolhida, compreensão e reconciliação para com todos”.

Ao concluir, Napolioni destacou que "a Igreja em Cremona, comprometida num diálogo sinodal aberto com muitas vozes e experiências das próprias comunidades e da sociedade civil, alimentará na oração o compromisso de anúncio e diálogo, que estes tristes episódios não têm força para minar”.

O prefeito de Cremona, Gianluca Galimberti, disse que o evento, no qual também desfilou uma pessoa vestida como o papa Francisco, "acendeu em nossa cidade um farol sobre a discriminação que ainda existe, dando a possibilidade de se expressar sem agredir", respeitando "a dignidade de todos os cidadãos sem distinção de sexo, como a nossa Constituição”.

Confira também: