Padre Eduardo Hayen Cuarón, diretor do semanário “Presencia”, da diocese mexicana de Ciudad Juárez, disse que a recente declaração da Santa Sé sobre o Caminho Sinodal na Alemanha é uma correção ao processo e pediu a todos que rezem pela Igreja Católica na Alemanha.

O Caminho Sinodal é um processo iniciado em dezembro de 2019 no qual bispos e leigos da Alemanha discutem o exercício do poder, a moral sexual, o sacerdócio e o papel das mulheres na Igreja. O caminho sinodal defende o fim do celibato sacerdotal, a ordenação de mulheres e a mudança da moral sexual da Igreja, especialmente no que se refere à homossexualidade.

Em sua declaração de 21 de julho, a Santa Sé indicou que o Caminho Sinodal poderia representar “uma ameaça à unidade da Igreja”.

O texto diz que o Caminho Sinodal na Alemanha "não tem poder para obrigar bispos e fiéis a assumirem novas formas de governo e novas abordagens de doutrina e moral".

A declaração também destaca que “não seria lícito iniciar nas dioceses, antes de um acordo no âmbito de toda a Igreja, novas estruturas oficiais ou doutrinas, que seriam uma ferida à comunhão eclesial e uma ameaça à unidade da Igreja”.

Em um vídeo postado em sua conta no Twitter, padre Hayen afirmou que o Caminho Sinodal “tem sido um processo que causou um escândalo em nossa Igreja Católica porque estão propondo uma separação entre a doutrina e a moral da Igreja”.

"Isso evidentemente causou um mal-estar em todo o mundo, até os bispos escreveram" sobre o tema "e conversaram com os bispos alemães", acrescentou.

O padre mexicano disse que a declaração da Santa Sé "corrige o processo realizado pelos alemães".

Em seu vídeo, padre Hayen disse que “hoje, como Igreja, devemos rezar pelos bispos da Alemanha e pelo povo daquele país”.

“Rezemos para que cumpram sua missão de sacerdotes, de profetas, que é levar os homens ao encontro de Deus e não adotar doutrinas chamativas e estranhas que são doutrinas do mundo, que Cristo Jesus rejeitou”, concluiu.

Confira também: