O decano da Faculdade de Direito Canônico da Universidade Eclesiástica San Dámaso de Madri, Espanha, padre Juan Manuel Cabezas Cañavate, diz que “não se deve dar nenhuma bênção a uniões homossexuais”.

Em 20 de setembro, os bispos da Bélgica publicaram uma proposta para uma liturgia de bênção para uniões do mesmo sexo, na qual as duas pessoas que estão se unindo podem “expressar diante de Deus como se comprometem um com o outro”.

Cabezas disse à ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, que "não se pode agir contra o ensinamento da Bíblia e da Igreja apresentando-se como membros (pior ainda como bispos) da Igreja Católica".

Para ele, é necessário lembrar que “os fiéis e inclusive os não-católicos têm o direito a que os bispos lhes ensinem a verdade da doutrina e a moral da Igreja”.

A doutrina da Igreja sobre a homossexualidade está resumida nos três artigos seguintes do Catecismo da Igreja Católica:

2357 A homossexualidade designa as relações entre homens ou mulheres, que experimentam uma atração sexual exclusiva ou predominante para pessoas do mesmo sexo. Tem-se revestido de formas muito variadas, através dos séculos e das culturas. A sua gênese psíquica continua em grande parte por explicar. Apoiando-se na Sagrada Escritura, que os apresenta como depravações graves a Tradição sempre declarou que «os atos de homossexualidade são intrinsecamente desordenados». São contrários à lei natural, fecham o ato sexual ao dom da vida, não procedem duma verdadeira complementaridade afetiva sexual, não podem, em caso algum, ser aprovados.

2358. Um número considerável de homens e de mulheres apresenta tendências homossexuais profundamente radicadas. Esta propensão, objetivamente desordenada, constitui, para a maior parte deles, uma provação. Devem ser acolhidos com respeito, compaixão e delicadeza. Evitar-se-á, em relação a eles, qualquer sinal de discriminação injusta. Estas pessoas são chamadas a realizar na sua vida a vontade de Deus e, se forem cristãs, a unir ao sacrifício da cruz do Senhor as dificuldades que podem encontrar devido à sua condição.

2359. As pessoas homossexuais são chamadas à castidade. Pelas virtudes do autodomínio, educadoras da liberdade interior, e, às vezes, pelo apoio duma amizade desinteressada, pela oração e pela graça sacramental, podem e devem aproximar-se, gradual e resolutamente, da perfeição cristã.

Cabezas diz que, embora as uniões homossexuais não possam ser abençoadas, as pesoas com tendências homossexuais devem ser atendidas "com toda caridade, proximidade e com intenso diálogo e cuidado pastoral".

“É assim que ensinamos e praticamos na grande maioria das ocasiões”, diz Cabezas.

No entanto, “o respeito, o apreço e a proximidade com estas pessoas obrigam-nos a dizer-lhes a verdade e a ajudá-las se quiserem viver uma existência cristã e inclusive santa”, diz o canonista da Universidade Eclesiástica San Dámaso.

Cabezas recorda que “Francisco nos exorta a uma pastoral de proximidade com todos, mas ordenada segundo a verdade e o bem”, como consta da encíclica Amoris laetitia.

No número 308 da encíclica, Francisco diz que “sem diminuir o valor do ideal evangélico, é preciso acompanhar, com misericórdia e paciência, as possíveis etapas de crescimento das pessoas, que se vão construindo dia após dia”.

O padre Cabezas lembrou que o Dicastério para a Doutrina da Fé disse em 2021 que "não é lícito conceder uma bênção a relações, ou mesmo a parcerias estáveis, que implicam uma prática sexual fora do matrimônio (ou seja, fora da união indissolúvel de um homem e uma mulher, aberta por si à transmissão da vida), como é o caso das uniões entre pessoas do mesmo sexo”.

“Todas as pessoas podem ser abençoadas, mesmo aquelas que não se comportam de acordo com as exigências do Evangelho de Jesus Cristo”, diz Cabezas. E continua: “O que não se pode abençoar é uma realidade, a união homossexual, que vai contra o que Jesus Cristo ensinou”.

A razão é que tal ato, como a proposta dos bispos belgas, “confunde as pessoas que podem entender que ser abençoado é uma coisa boa”, conclui o canonista.

Confira também:

Mais em