O Terço dos Homens, no Brasil, fará no dia 12 de outubro, festa de Nossa Senhora Aparecida, “uma grande corrente de oração do Santo Rosário”. A inciativa será uma forma de se unir ao rosário mundial que acontecerá em 8 de outubro.

Por ocasião do mês do Rosário, outubro, e da festa de Nossa Senhora do Rosário, 7 de outubro, a iniciativa internacional Rosary of Men (Rosário dos Homens) fará a oração do rosário pela primeira vez em nível mundial no dia 8 de outubro em diversos países dos cinco continentes.

A iniciativa Rosary of Men surgiu na Polônia e na Irlanda e vem conquistando cada vez mais adeptos pelo mundo. Vários homens se reúnem em um local público para, de joelhos, rezar a oração mariana.

Em seu site, Rosary of Men diz ser um grupo de “homens que deseja cumprir a vontade de Maria, nossa Mãe e Rainha”. “Queremos fazer exatamente o que Ela nos pediu e nos pede constantemente. Sua vontade é a de seu Filho, Jesus Cristo, que é nosso Senhor e irmão”, diz o site. O papel dos homens como protetores e guardiões das famílias, seguindo o exemplo de são José, também é destacado.

Segundo o secretário-geral do Terço dos Homens do Brasil, Glayson Lozer, eles ficaram sabendo da iniciativa mundial através das agências internacionais do Grupo ACI. Em seguida, receberam um e-mail do grupo Rosary of Men, “dando conta de que 30 países e mais de 100 cidade do mundo todo tinham se mobilizado para esta ação”.

Em conversa com o bispo referencial do Terço dos Homens no Brasil, o arcebispo de Juiz de Fora (MG), dom Gil Antônio Moreira, decidiram se unir à inciativa. “Mas, pensamos em fazer de acordo com nosso país, por causa do dia de nossa Mãe Rainha e Padroeira da nossa Terra de Santa Cruz, Nossa Senhora Aparecida. Então, resolvemos encampar esta ação para 12 de outubro, que é dia santo e feriado nacional, envolvendo toda a Igreja no Brasil”, declarou Lozer à ACI Digital.

Segundo ele, a proposta para este dia é que os homens do terço rezem em suas comunidades, capelas, paróquias e famílias. “Queremos que os homens rezem neste momento o rosário tal qual Nossa Senhora revelou a são Domingos de Gusmão, com os mistérios gozosos, dolorosos e gloriosos, com a observação de que os mistérios luminosos foram colocados de maneira facultativa pelo papa são João Paulo II”, afirmou o secretário-geral do movimento.

Glayson Lozer destacou que este foi o primeiro contato e será a primeira iniciativa juntos do Terço dos Homens do Brasil com o movimento internacional Rosary of Men. “Ficamos surpresos com o grande espanto do mundo com relação ao Brasil, quando conheceram o Terço dos Homens daqui. Trocamos algumas informações por e-mail com o grupo internacional e eles ficaram admirados com as imagens e relatos que demos. A sensação que tivemos é que ficaram boquiabertos por descobrirem que o Terço dos Homens existe no Brasil desde 1936, quando nasceu em Sergipe”, disse.

Para ele, “é uma alegria” poder se unir à iniciativa internacional. “A salvação passa pelas orações e o rosário nos encaminha para este caminho de santidade, da conversão”, disse. Destacou ainda que, de modo particular para o Brasil, “pregamos muita paz, o bem para o nosso país, para que aqui seja estabelecido verdadeiramente o reinado do Sagrado Coração de Jesus Cristo, Rei do Universo”.

Confira também: