“Não devemos ter medo das crises, porque as crises nos fazem crescer”, disse o papa Francisco hoje (10) em audiência com representantes da juventude belga para a preparação da Jornada Mundial da Juventude 2023 em Portugal. Segundo o papa, as crises “colocam-nos diante de diferentes situações e é preciso avançar e resolver os problemas. Não confundam crise com conflito: o conflito fecha, a crise faz crescer”.

Segundo o papa, a Igreja precisa dos jovens e da "sua generosidade, da sua alegria, do seu desejo de construir um mundo diferente, imbuído dos valores da fraternidade, da paz, da reconciliação".

“É bom ver jovens da sua idade dispostos a se dedicar a projetos de evangelização e a viver a mensagem de Cristo em meio às atividades cotidianas”, disse o papa Francisco. “Vocês não são apenas o futuro da Igreja, não só isso, mas acima de tudo o presente”.

"O encontro com Jesus permite que você tenha um novo olhar sobre as situações, encontre respostas para suas perguntas, descubra que você é capaz de assumir responsabilidades, avançar na vida e consolidar sua fé através do diálogo sobre suas convicções. Não tenham medo de aceitar a fragilidade de vocês, a fraqueza, e isso, façam com humildade”, disse o papa.

“Vocês não precisam ser super-heróis, mas, sim, pessoas sinceras, verdadeiras e livres”, disse Francisco.

“Eu os convido a cultivar a proximidade com todos os jovens, especialmente com aqueles que vivem em situações precárias, jovens migrantes e refugiados, jovens em situação de rua, sem esquecer os outros, especialmente aqueles que vivem uma vida de solidão e tristeza”, disse o papa

O exemplo dos idosos

Francisco exortou os jovens belgas a “se deixar iluminar pelos conselhos e pelo testemunho dos idosos”.

“Diálogo com as raízes, com os antigos, com aqueles que nos precederam, e seguir em frente. Crescendo no diálogo com os idosos podemos formar uma personalidade sólida para as lutas diárias”, disse.

“Como vocês bem sabem, estamos passando por momentos difíceis para a humanidade, que está em grande perigo. Estamos em grave perigo. Por isso digo a vocês: sejam artesãos de paz ao seu redor e dentro de vocês; embaixadores de paz para que o mundo redescubra a beleza do amor, do viver juntos, da fraternidade, da solidariedade”, pediu em seguida.

O papa terminou exortando a focar no essencial da vida, "que nasce da amizade com Jesus" e confiou os jovens "ao cuidado materno da Virgem Maria -seu terço é escola de oração e de vida- e à intercessão do jovens santos”.

Confira também: