A Fundação Pontifícia Ajuda á Igreja que Sofre (ACN) lançou um convite às crianças de todo o mundo para rezar o terço pela paz e a unidade mundial na terça-feira (18). É a iniciativa “Terço das Crianças”, que acontece anualmente em outubro, mês do rosário.

A campanha surgiu em 2005, quando um grupo de crianças rezava o terço à beira do caminho para um santuário em Caracas, Venezuela. Algumas mulheres também estavam no local e uma delas lembrou que são Pio de Pietrelcina disse cerca vez que “quando um milhão de crianças rezarem o Terço, então o mundo vai mudar”. 

Após uma iniciativa local, a Fundação ACN começou a apoiar a campanha em 2008 e, em 2011, assumiu a organização tornando assim a campanha global.

Além de rezar pela paz e a unidade no mundo, a iniciativa quer estimular crianças e jovens a confiarem em Deus nos momentos difíceis. “Ao ver tantos crimes e guerras, perseguições, doenças e angústias pesando sobre o nosso mundo, os homens podem muito bem se perguntar: Deus está mesmo no controle? Sim, está!”, disse o presidente internacional da ACN, cardeal Mauro Piacenza. Ressaltou, porém, que cabe a cada um se apegar às mãos estendidas de Deus. “Deus estende suas mãos para nós, por meio de Maria, e por meio da oração do terço Nossa Senhora nos conduz, como a uma só grande família, para os braços protetores e salvadores de Deus Pai”, afirmou.

O pôster da campanha deste ano mostra duas mãos abertas, envolvendo e sustentando o globo, com as crianças de cada continente. Segundo ACN, “essas mãos simbolizam as mãos de Deus Pai, que criou o mundo por amor e que deseja salvar e conduzir todos até Ele”.

Cartaz do Terço das Crianças 2022 / Fundação ACN

A fundação potifícia disse que deseja confiar especialmente “às mãos poderosas e amorosas do Pai”, por intercessão da Maria, “todos os lugares onde as populações não podem viver em paz”. Citou, por exemplo, situações de guerra, violência e pobreza em países como a Ucrânia, Nigéria, Mianmar, Paquistão, ou em algumas regiões como o Oriente Médio e o Sahel, na África.

“Nós vamos rezar o terço com as crianças pedindo que a paz aconteça em seus lares e no mundo todo, sobretudo onde vemos situações de guerra, sofrimento e miséria profunda. Vivendo também o sentido mais profundo do amor cristão, iremos rezar pela conversão de coração daqueles que muitas vezes são os causadores dessas mesmas guerras, sofrimentos e miséria”, afirma o assistente eclesiástico da ACN Brasil, frei Rogério Lima.

Frei Lima vai rezar o terço com as crianças em uma live transmitida no dia 18, às 19h, nos canais da ACN Brasil no Youtube e Facebook.

A fundação pontifícia também disponibilizou um material gratuito para quem for rezar o terço com as crianças nas paróquias, escolas, famílias. O material contém instruções sobre como rezar o terço, meditações curtas para as crianças sobre os mistérios do rosário, um ato de Consagração a Nossa Senhora para as crianças, uma história em quadrinhos da parábola do filho pródigo, desenhos para colorir e um passo-a-passo de como fazer uma dezena do terço de macramê. O material pode ser acessado AQUI.

Confira também: