Padre Elías Neira, sacerdote agostiniano da paróquia Nossa Senhora da Consolação, em Lima, Peru, tem algumas chaves para perseverar na oração e no relacionamento com Deus.

O sacerdote disse que Cristo narrou a parábola do juiz injusto que cuidou da viúva insistente, para nos ensinar a “rezar sem descanso”. Afirmou que a oração é uma "comunicação íntima de amor entre Deus e nós", onde o importante é "perseverar no amor de Jesus".

Segundo padre Neira, “a perseverança é a habilidade socioemocional mais importante”, pois ajuda a construir um empreendimento, uma relação de casal, a família e “também com Deus”.

Ele lamentou que hoje pareçamos "hamster na roda" que corre sem rumo para ser produtivo. Alertou ainda que "estamos perdendo nossas vidas sem saber realmente para onde estamos indo".

1. Faça da sua vida uma oração

Aos que dizem não ter tempo para rezar, padre Neira diz que “Deus não é um problema de tempo”, mas “um problema de coração”.

Para o padre Neira, a santidade pode ser alcançada fazendo com amor as “coisas ordinárias” da vida cotidiana, como caminhar, tomar banho ou dirigir o carro.

“Deus não pede o seu tempo, Deus quer que você faça as coisas que sempre tem que fazer, […] com amor extraordinário, como diz madre Teresa de Calcutá”, afirmou.

2. Menos palavras e mais amor

O padre disse que, às vezes, na oração “nos enchemos de palavras desnecessárias”, quando “Deus nos conhece profundamente”.

"Santo Agostinho nos diz que a oração é o desejo ininterrupto de Deus", disse Neira. Segundo o sacerdote, a melhor oração é desejar a Deus com todo o coração, como se deseja respirar.

“Se você quer Deus de todo o coração, mesmo que sejam três segundos, sua oração valerá muito, porque você esteve em comunicação íntima com Deus e esse momento conhece a eternidade”, disse.

3. Onde está sua mente, está seu coração

Padre Neira disse que “o problema da oração” é que o ser humano “perdeu a capacidade” de “entusiasmar o coração” e se maravilhar “com as coisas simples da vida”.

“Nosso coração está consumido de tanta dopamina”, recebendo estímulos de redes sociais, a tal ponto que “não queremos mais nada”, disse. Esse hormônio nos faz procurar “viciadamente coisas que nos exaltam mais”, mas “não aguentamos mais”.

Segundo o padre, para que os corações recuperem o desejo de Deus, é necessário começar avaliando onde estão os pensamentos. "Onde está sua mente, está seu coração? Em que preocupações e angústias está seu coração hoje?"

4. Deus não é bombeiro ou comerciante

Para o padre, às vezes “acreditamos que Deus é bombeiro” e rezamos quando “temos fogo em nossa vida”. Embora Deus escute quando há um problema, "porque ele o ama ao extremo", na realidade, "ele quer estar constantemente em sua vida".

Rezamos como se pedíssemos coisas para a Amazon, disse o padre, mas "Deus também não quer ser um comerciante".

Embora acreditemos que fazendo o bem ganharemos "bônus de pontos" e Deus nos pagará com favores ou "milagres", na verdade "Deus faz chover sobre o bem e o mal", disse. Lembrou ainda que "muitas vezes Deus demora em nos dar algo, porque ele sabe o que é melhor”.

Mais em

5. Confie em Deus, seja humilde e sincero

Padre Neira disse que, para rezar, é preciso ter três coisas. A primeira é ter "fé e confiar que Deus está com você".

“Não viva preocupado com o futuro, nem angustiado com o passado”, mas “viva aqui agora no presente. Isso é desfrutar da oração”, recomendou.

“A segunda coisa é ter humildade” e dizer a Deus: “Olha como estou, ajuda-me”.

A terceira é ser sincero. “Como vai enganar a Deus se Ele te conhece no pior de seus dias e ainda te ama?”

6. Rezar nem sempre faz você se sentir bem

Padre Neira disse que rezar “não é se sentir bem”, porque Deus “às vezes dará paz”, mas também “dará missões” que parecem impossíveis.

"Não confunda paz com tranquilidade" ou ausência de problemas, destacou. "Às vezes, eu rezo e saio desconfortável, porque sinto que Deus diz ao meu coração" para perdoar alguém ou ajudar uma pessoa.

7. Apoie-se em recursos que ajudam a rezar

“Deus fala ao coração no jeito e na linguagem de cada um”, disse o padre. Cada um tem que encontrar seu “tipo de oração” e usar diferentes recursos durante a meditação diária: os mistérios do rosário, ler a Bíblia, escutar um podcast ou uma músicaa católica, escrever uma carta, ou repetir uma jaculatória ou frase simples como “Meu Deus, eu confio em Ti”.

"De repente, é dar graças a Deus a cada momento", como acordar, conversar com um amigo ou comer, disse.

“Assim, aos poucos, toda a sua vida se torna gratidão” e você começa a ter mais “paciência”, porque “você se enche de amor ao ver o quanto Deus te ama”, concluiu.

Confira também: