Mais de 840 mil crianças de 140 países participaram em 18 de outubro da oração do terço pela paz no mundo, disse a Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (ACN).

A campanha "Um milhão de crianças rezando o terço” começou em 2005 como um pequeno dia de oração em uma ermida em Caracas, Venezuela.

O nome da campanha vem de uma mensagem de são Pio de Pietrelcina, que disse que “quando um milhão de crianças rezarem o terço, o mundo mudará”.

Falando sobre as 840 mil crianças da edição deste ano, a fundação pontifícia destacou que “estes dados incluem apenas pessoas inscritas no site da ACN”. “Os números finais provavelmente serão ainda maiores, porque muitas pessoas participaram do evento sem se inscrever online”.

“Estamos muito felizes com a resposta” das crianças que aderiram a esta campanha, disse Thomas Heine-Geldern, presidente executivo da ACN International.

“Em todo o mundo, as crianças se reuniram para rezar pela paz, mesmo em países atualmente em guerra”, disse. Segundo ele, “a Igreja greco-católica ucraniana, por exemplo, informou à ACN que a iniciativa foi promovida em todas as suas paróquias”.

“Recebemos também fotos de crianças em Pemba, em Moçambique, que tem sido severamente afetada pelo terrorismo nos últimos anos”, disse.

A ACN publicou os dez países com o maior número de crianças participantes. A lista é encabeçada pela Polônia, com 246.823, seguida pela Eslováquia, com 191.011.

As Filipinas ocupam o terceiro lugar, com 41.752 participantes. Em seguida, a Austrália reuniu 40.005 crianças para rezar o terço.

Em quinto lugar está a Índia, com 36.584 participantes, e, em sexto, a Espanha, com 29.845 crianças.

Portugal, com 25.911 crianças, está em sétimo lugar na lista, enquanto a Itália, com 25.563, está em oitavo lugar.

O Brasil está em nono lugar, com 23.858 crianças. O Reino Unido fecha a lista dos dez países com maior participação para o dia de oração, com 21.720 crainças.

A ACN também destacou a grande participação das escolas neste dia de oração, especialmente em países como Quênia, Espanha, Reino Unido, Coreia do Sul, Argentina, Chile e México.

Confira também: