"Esse é o som do inferno", disse a líder pró-vida Lila Rose sobre a gravação de um aborto transmitido pela Rádio Nacional Pública (NPR) dos EUA, que na última quinta-feira (3).

“Você vai ouvir esta máquina ligar agora, faz um barulho alto”, alguém diz a uma grávida de 11 semanas não identificada de Michigan. Depois, ouvem-se os gemidos da mulher.

O programa foi ao ar durante a "Edição matutina" da NPR antes da votação sobre uma proposta de lei de aborto que ocorre em Michigan junto com as eleições para o Congressos que acontecem amanhã (8).

Kate Wells, repórter da Michigan Radio, passou mais de uma semana na clínica Northland Family Planning, nos arredores de Detroit, para falar com as pacientes e presenciar um aborto.

Wells comparou o aborto ao parto. "A maioria das pacientes fica acordada durante os procedimentos", conta.

“Elas recebem medicamentos intravenosos para dor e ansiedade. As luzes são fracas, há uma música relaxante, na verdade parece muito com o parto, uma bata médica, suas pernas nuas e um cara ao seu lado dizendo: 'Você pode fazer isso'", continua.

Nesse caso, essa pessoa era um membro da equipe chamada Brandee.

"Aqui está a minha mão, apenas continue respirando", diz ela à gestante submetida ao aborto enquanto monitora os sinais vitais. Para Wells, isso é um exemplo de "mulheres liderando outras mulheres".

Wells descreveu o aspirador a vácuo que foi usado na mulher não identificada de Michigan como uma "máquina que usa sucção suave para remover o tecido da gravidez do útero da paciente através de um tubo fino".

Durante o aborto, Brandee continuou incentivando a mulher grávida que estava gemendo e ofegante.

Wells conta que em um momento a paciente disse que não conseguia continuar respirando por causa das cólicas. Brandee diz a ela consegue. A conversa é apenas descrita, não transmitida para ouvintes.

O aborto é feito em alguns minutos, contou Wells.

Depois, a mulher agradece a todos na sala, e todos a elogiam: "Você fez bem!"

Líderes pró-vida dos EUA reagiram ao programa da NPR.

“Minha oração é muitas vezes que a verdade sobre o aborto seja revelada, mas nada me preparou para como seria o som da gravação de áudio de um aborto”, tuitou a presidente da Marcha pela Vida, Jeanne Mancini. “O que está acontecendo aqui é tirar vidas humanas inocentes. Angustiante. Sem palavras".

A presidente da Students for Life of America, Kristan Hawkins, disse no Twitter: "Espero que os ouvintes descontentes da NPR nunca se esqueçam desse som e votem pela vida na terça-feira".

“A exposição às duras realidades do aborto é importante para os eleitores que consideram suas opções na próxima terça-feira”, disse em um comunicado a presidente da organização Susan B. Anthony Pro-Life America, Marjorie Dannenfelser. "Este áudio angustiante expõe a verdade brutal sobre o aborto: a destruição de fetos e a exploração de suas mães para fins lucrativos".

A NPR e a Michigan Radio não responderam aos pedidos de comentários até o momento da publicação desta matéria.

Confira também:

Mais em