O pároco da paróquia Nossa Senhora Aparecida, de Guaíra (PR), padre José Aparecido Bilha, foi encontrado morto na manhã de hoje (21), na casa paroquial, com um corte no pescoço. A diocese de Toledo (PR), à qual o sacerdote pertencia, afirmou que “o caso está sendo investigado pelas autoridades de segurança pública e acompanhado pela diocese”.

O sacerdote de 63 anos foi encontrado por funcionários da paróquia. Equipes da Polícia Militar, da Polícia Civil e do Instituto Médico Legal (IML) foram acionadas.

Segundo a imprensa local, as autoridades vão apurar se o padre cometeu suicídio ou se foi assassinado. Entretanto, a assessoria de imprensa da diocese de Toledo afirmou à ACI Digital que a informação de um possível suicídio não foi passada à diocese pela polícia.

Em nota, a diocese de Toledo manifestou “condolências à família Bilha e à comunidade católica de Guaíra, especialmente desta paróquia, que foram surpreendidos pela triste notícia”.

A paróquia Nossa Senhora Aparecida comunicou em suas redes sociais, “com imenso pesar e com o coração dilacerado” a morte de padre José Aparecido, chamado pelos paroquianos de padre Cido.

“Que Deus conforte a família e toda a nossa comunidade... Padre Cido sempre será lembrado por nós com muito carinho, seu jeito manso de ser”, afirmou o comunicado da paróquia.

Padre José Aparecido Bilha era natural de Astorga (PR). Tinha 28 anos de sacerdócio. Exerceu o ministério presbiteral em Assis Chateaubriand (PR), Quatro Pontes (PR), Toledo, Formosa do Oeste (PR) e, desde 2020, em Guaíra. Também atuou nos seminários da diocese de Toledo como promotor vocacional, diretor espiritual e reitor.

A diocese de Toledo informou que o velório do sacerdote acontecerá primeiramente em Guaíra. Depois, o corpo será transladado a Assis Chateaubriand, onde haverá as exéquias e o sepultamento. Os horários ainda não foram divulgados.

“Rogamos a Deus que, na sua misericórdia, acolha este irmão no sacerdócio que dedicou sua vida pelo bem dos fiéis”, conclui a nota da diocese.

Confira também: