O padre Fabian Marcelo Capistrano participou de uma manifestação política de protesto contra a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva para a presidência em frente ao 23º Batalhão de Infantaria, no bairro Garcia, em Blumenau (SC) no dia 15 de novembro. Durante a manifestação, o padre subiu em um trio elétrico e disse aos manifestantes que, “quando o comunismo” for “implantado” ele não poderá mais exercer sua função nas igrejas, hospitais ou qualquer outro local.

Um vídeo foi postado no canal do Youtube do padre Fabian mostrando o sacerdote entre os manifestantes, segurando a imagem de Nossa Senhora com uma bandeira do Brasil e abençoando o povo com o Santíssimo Sacramento.

“Padre Fabian levou o Santíssimo Sacramento para uma manifestação política e deu a benção. Isto é grave e é inconveniente. Somente em alguns momentos religiosos é permitido tal rito”, escreveu dom Rafael Biernaski, bispo de Blumenau (SC), em nota, no dia 18 de novembro.

Dom Biernaski relata no comunicado que a diocese de Blumenau está vivendo “nestes dias, situações que não condizem com a verdade, com o Evangelho e com a nossa fé católica”. E que por conta da participação do padre Fabian há “muitas manifestações nas redes sociais a favor e contra; mentiras, maldades, grosserias, ataques ao bispo e à Igreja” pedindo “esclarecimentos e posicionamento” da diocese.

“Padre Fabian, como qualquer outro legítimo sacerdote, prometeu obediência, renunciando à sua autonomia, no momento de sua ordenação. Portanto ele não pode fazer o que bem entender. É preciso deixar claro: Não autorizamos o padre Fabian ou qualquer outro padre da e na diocese de Blumenau a participar de manifestações políticas partidárias pois isto é proibido aos clérigos, conforme o Código de Direito Canônico cân. 287 § 1-2. Somos ministros da unidade”, diz a nota assinada pelo bispo de Blumenau.

Ainda na nota, o bispo declara que “é Fake News a afirmação que circula nas redes sociais que o padre Fabian foi expulso”.

“Fique claro que o bispo de Blumenau, dom Rafael Biernaski, a quem ele deve obediência, não tomou até o momento nenhuma medida com relação ao padre Fabian. Ele será chamado para uma conversa pessoal com o bispo. Primamos pela verdade”, disse o comunicado.

 

Confira também: