O papa Francisco já fez vários discursos e mensagens dirigidos aos jovens. A seguir, algumas das mensagens que ele transmitiu aos jovens ao longo do ano de 2022:

1. Não sejam escravos do celular

Durante sua visita à cidade italiana de Asti no domingo, 20 de novembro, o papa Francisco enviou uma mensagem aos jovens presentes que participaram da Jornada Mundial da Juventude nas Igrejas particulares dizendo que “hoje precisamos de jovens que sejam verdadeiramente ‘transgressivos’, inconformistas, que não sejam escravos de seus celulares, mas que mudem o mundo como Maria, levando Jesus aos outros, cuidando dos outros, construindo comunidades fraternas com outros, realizando sonhos de paz!”

2. A Igreja precisa de vocês mais do que nunca

“Queridos jovens, precisamos de vocês, precisamos de sua criatividade, de seus sonhos e de sua coragem, de sua simpatia e de seus sorrisos, de sua alegria contagiante e também daquela pitada de loucura que vocês sabem trazer para cada situação, e que ajuda a sair do torpor da rotina e dos esquemas repetitivos em que às vezes classificamos a vida”, disse o papa durante sua viagem apostólica ao Bahrein.

3. A indiferença é mais perigosa que o câncer

“Cuidado que a doença da indiferença nos jovens é mais perigosa que o câncer. Por favor, tenham cuidado! Aprendemos que a miséria humana não é um destino que atinge alguns infelizes, mas quase sempre o resultado de injustiças que devem ser erradicadas”, disse Francisco a jovens da Ação Católica Italiana que recebeu no Vaticano em outubro passado.

4. “Asas e raízes”

Durante um encontro com um grupo de jovens do Movimento Católico “Equipes de Nossa Senhora”, Francisco disse que o futuro pertence aos jovens que têm duas qualidades: “asas e raízes”.

“Jovens com asas para voar, sonhar, criar, e com raízes para receber dos mais idosos a sabedoria que eles dão. Então perguntem-se: como estão as minhas asas?”, disse o papa Francisco em 6 de agosto, em seu discurso promulgado na Sala Clementina do Palácio Apostólico.

5. Fazei ouvir a vossa voz

“Fazei ouvir a vossa voz! Se não vos ouvirem, gritai ainda mais forte." Este foi o conselho que o papa deu aos jovens que participaram da “Conferência Juvenil da União Europeia” em julho passado.

Ele também disse que os jovens têm “todo o direito de dar a vossa opinião sobre o que diz respeito ao vosso futuro. Encorajo-vos a ser empreendedores, criativos e críticos”.

6. Buscar a originalidade

Dirigindo-se a um grupo de jovens participantes de um acampamento de verão, o papa Francisco deu o exemplo do beato Carlo Acutis, que costumava dizer que “Deus não quer fotocópias, apenas originais”.

“Que Jesus vivo se torne sua vida! Todos os dias e para sempre. E retomo o ditado de Carlo Acutis: por favor, não sejam fotocópias, cada uma original!", disse o papa Francisco.

7. Não tenham medo da vida, mas da morte da alma

Num encontro com milhares de jovens na Praça de São Pedro no dia 18 de abril, o papa disse: “às vezes a vida põe-nos à prova, faz-nos ver as nossas fraquezas em primeira mão, faz-nos sentir nus, indefesos, sozinhos”.

“Não tenhais vergonha de dizer: estou com medo! A escuridão assusta a todos nós”, disse o papa. “A escuridão nos põe em crise, principalmente quando levantamos as redes e elas estão vazias. Então a gente não entende, a gente se pergunta por quê, mas depois da noite vem o dia, sempre".

“Não tenhas medo da vida, por favor! Tem medo da morte, da morte da alma, da morte do futuro, do fechamento do coração: tem medo disto. Mas não da vida: a vida é bela, a vida deve ser vivida e doada ao próximo, a vida deve ser partilhada com os outros, não fechada em si mesma”, disse.

Mais em

 8. Viver como ressuscitados

Recebendo os participantes do VI Congresso Missionário Juvenil na Itália, o papa Francisco exortou os jovens a não viver como “mortos”, mas como ressuscitados.

“Todo cristão, batizado na água e no Espírito Santo, é chamado a viver imerso em uma Páscoa perene e assim viver como ressuscitado. Não viver como um morto, mas como ressuscitado! Este dom não é só para nós, mas para ser partilhado com todos”, disse o papa aos jovens no dia 23 de abril.

9. Evitar a cara do funeral

Em audiência com jovens da Bélgica em outubro de 2022, o papa Francisco disse que “a alegria deve estar sempre presente porque, vocês sabem, os cristãos com cara de funeral não funcionam, não são cristãos. Se você é um cristão, você terá alegria”.

“É bom ver jovens da sua idade dispostos a se dedicar a projetos de evangelização e a viver a mensagem de Cristo em meio às atividades cotidianas”, disse o papa Francisco. “Vocês não são apenas o futuro da Igreja, não só isso, mas acima de tudo o presente”.

Para Francisco, a Igreja precisa destes jovens, porque a própria Igreja também é jovem: “Precisa da sua generosidade, da sua alegria, do seu desejo de construir um mundo diferente, imbuído dos valores da fraternidade, da paz, da reconciliação".

 10. São um tesouro único

Durante um discurso que o papa dirigiu aos jovens do Bahrein em 5 de novembro, pediu que não se esqueçam de que são “um tesouro único e valioso”.

“Portanto, não mantenhais a vida num cofre, pensando que é melhor poupar-se e que o momento de a gastar ainda não chegou!”, disse o papa Francisco.

“Se vivermos com a mentalidade do turista, não agarramos o momento presente e corremos o risco de deixar de lado partes inteiras de vida”, disse.

“Como é bom deixar um bom rasto no caminho, cuidando da comunidade, dos companheiros de escola, dos colegas de trabalho, da criação. É bom que nos perguntemos: que marca estou deixando agora, aqui onde moro, no lugar onde a Providência me colocou?”, disse o papa.

Confira também: