O papa Francisco recebeu hoje (28) no Vaticano o prelado da Opus Dei, monsenhor Fernando Ocáriz, o primeiro encontro entre os dois após a reforma iniciada pelo papa na prelazia.

Segundo comunicado da Opus Dei, o encontro foi pedido por monsenhor Fernando Ocáriz e coincide com o 40º aniversário da Opus Dei como prelazia pessoal.

Durante o encontro, Ocáriz falou com Francisco sobre os trabalhos de preparação para o próximo congresso geral extraordinário, que tratará da adaptação dos Estatutos da Opus Dei, segundo o disposto no motu proprio Ad charisma tuendum ("Para proteger o carisma").

No motu proprio, o papa determinoou que o prleado da Opus Dei não será mais um bispo. Ele também ordenou o estabelecimento de novos estatutos, que devem ser definidos pela prelazia e aprovados por ele.

No encontro, que durou meia hora e do qual também participou o vigário auxiliar, monsenhor Mariano Fazio, Francisco disse estar alegre pela forma como este processo está sendo realizado e enviou sua bênção aos homens e mulheres da Obra e a todos os que participam dos seus apostolados. Ele estendeu sua bênção aos trabalhos do Congresso Geral Extraordinário no primeiro semestre de 2023.

O prelado também informou o papa sobre várias iniciativas dos fiéis da prelazia, como, por exemplo, o encontro internacional com os responsáveis por 70 iniciativas de solidariedade inspiradas na mensagem de São Josemaria, no contexto do próximo centenário da Opus Dei. 

Segundo o comunicado, o papa os encorajou a continuar os esforços.

A última audiência do prelado da Opus Dei com o papa Francisco tinha sido no dia 29 de novembro de 2021.

Confira também: