A comunidade paroquial da Basílica Nossa Senhora da Piedade, na cidade de Buenos Aires, denunciou que na madrugada de domingo (27) desconhecidos arrombaram portas, quebraram as urnas da oferta e levaram castiçais de bronze.

O pároco, padre Raúl Laurencena, disse à ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, que o roubo ocorreu na madrugada de sábado para domingo.

Laurencena disse que a denúncia já foi feita e que está "buscando maior segurança no governo da Cidade de Buenos Aires", embora não haja pistas sobre os responsáveis.

O padre disse que não haverá atos de reparação, porque “não corresponde, já que não houve profanação, simplesmente um roubo”.

A reparação, disse, “é feita nos casos em que o Santíssimo Sacramento ou algum elemento sagrado importante é roubado”.

Os católicos nas redes sociais pedem orações por aqueles que cometeram esses atos, através do oferecimento de terços, missas e jejuns.

A Basílica de Nossa Senhora da Piedade do Monte Calvário fica na Cidade de Buenos Aires, perto do Congresso Nacional.

Em 2017 foi declarada monumento histórico nacional.

Ali repousam os restos mortais de María Antonia de Paz y Figueroa, a beata Mama Antula, religiosa missionária que viveu no século XVIII no território que hoje compõe a República Argentina. Ela percorreu a pé várias províncias, divulgando os Exercícios Espirituais Inacianos e levando a evangelização a todos, se, distinção de classe social.

Confira também: