Padre José Genivaldo Garcia, do clero de Aracaju (SE), foi nomeado bispo de Estância (SE). A diocese estava vacante desde agosto de 2021, quando seu então bispo, dom Giovanni Cripa, foi transferido para Ilhéus (BA).

Em nota, a diocese de Estância disse receber “com imensa alegria” a nomeação do novo bispo e desejou a ele um “fecundo ministério”. “Com espírito filial e obediente, o recebemos com amor, pois ‘o bispo, agindo em lugar e em nome de Cristo, torna-se, na Igreja a ele confiada, sinal vivo do Senhor Jesus, pastor e Esposo, Mestre e Pontífice da Igreja’”, afirmou, citando a exortação apostólica Pastores Gregis.

Padre José Genivaldo Garcia é natural de Cumbe (SE), nascido em 24 de agosto de 1968. Fez o ensino médio no seminário menor Sagrado Coração de Jesus, em Aracaju, de 1984 a 1986. Frequentou a Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras, em Lorena (SP), entre 1987 e 1989, e o seminário arquidiocesano Nossa Senhora de Fátima, em Brasília, de 1990 a 1993. É bacharel em Teologia, pela Faculdade Católica de Anápolis (GO).

Tem pós-graduação “latu sensu” em Didática e Metodologia do Ensino Superior, pela faculdade São Luís de França, em Aracaju, pós-graduação em Ética e Filosofia, pela faculdade Católica de Anápolis, e pós-graduação em Ciências da Religião, pela faculdade do Planalto Central (FAPLAC), de Formosa (GO).

Foi ordenado padre em 8 de janeiro de 1994. Durante seu ministério sacerdotal, atuou como pároco nas paróquias São Francisco de Assis, em Aracaju, São Marcos Evangelista, no município de Nossa Senhora do Socorro (SE), e Jesus Ressuscitado, em Aracaju. Atualmente, é pároco na paróquia Bom Jesus dos Navegantes, também na capital sergipana.

Na arquidiocese de Aracaju, padre Garcia foi diretor acadêmico do seminário menor Sagrado Coração de Jesus. Também foi vice-reitor, diretor espiritual e diretor acadêmico, por mais de vinte anos do seminário maior Nossa Senhora da Conceição, onde atualmente ministra as disciplinas História da Filosofia e Homilética.

Confira também: