O papa Francisco aceitou a renúncia "por motivos pessoais" do prefeito da Secretaria de Economia da Santa Sé, o padre jesuíta Juan Antonio Guerrero Alves, que sucedeu o cardeal George Pell no cargo em janeiro de 2020.

Francisco nomeou o leigo espanhol Maximino Caballero Ledo como prefeito da Secretaria de Economia. Ele secretário-geral do órgão desde agosto de 2020.

Em comunicado oficial divulgado hoje (30), a Santa Sé disse a renúncia se dá por " motivos pessoais" e a mudança entrará em vigor a partir de 1º de dezembro de 2022.

O papa Francisco ofereceu suas orações pelo padre Guerrero e agradeceu "a dedicação demonstrada em seu serviço à Santa Sé", pois "conseguiu colocar a economia em ordem".

"Foi um trabalho árduo e exigente que deu muitos frutos", diz o comunicado da Santa Sé.

Caballero Ledo nasceu em 21 de dezembro de 1959, em Mérida, Espanha, é casado e tem dois filhos. Estudou economia na Universidade Autônoma de Madri e fez mestrado em Administração de Empresas na IESE Business School de Barcelona.

Desde 2007, Maximino Caballero Ledo morou nos EUA e trabalhou para uma empresa do setor de saúde. Falando ao Vatican News quando foi nomeado secretário-geral da Secretaria de Economia, ele disse que "de todas as diversas oportunidades de carreira que eu poderia ter imaginado, esta é uma que eu nunca sequer pensei remotamente".

“Pensar que a Igreja seja apenas uma questão de sacerdotes e freiras e que o restante de nós seja apenas espectadores é muito difundido. Entretanto, os fiéis leigos têm uma tarefa muito importante a realizar dentro da Igreja. Somos todos membros do mesmo corpo e todos temos nossa missão”, disse então.

Por fim, Maximino Caballero disse que “poder colaborar com a Santa Sé, a serviço do Santo Padre, é uma honra e uma grande responsabilidade” e acrescentou que seus talentos são sua experiência e seu trabalho, por isso espera “com eles poder fazer minha parte e colaborar para a transparência econômica da Santa Sé”.

Confira também: