Padre Delson Zacarias dos Santos da arquidiocese de Brasília foi condenado ontem (29), a 44 anos de prisão por estupro de vulnerável e violação mediante fraude. Os crimes contra cinco menores que serviam como coroinhas e cerimoniário junto ao sacerdote aconteceram entre 2014 e 2021 em paróquias do DF.

Segundo o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), “o réu deverá cumprir a pena em regime fechado e não poderá recorrer em liberdade”.

Padre Delson Zacarias dos Santos serviu nas paróquias no Riacho Fundo I, Sobradinho e Lago Sul, cidades satélites do Distrito Federal. E também ministrava aulas no seminário de Brasília e na Faculdade de Teologia (Fateo). Ele está foragido desde o início das investigações em 2021.

O caso veio a público no ano passado. Na época, a arquidiocese de Brasília emitiu uma nota dizendo que o arcebispo, dom Paulo Cezar Costa, havia tomado “conhecimento da acusação de abuso sexual contra menor feita em desfavor do pe. Delson Zacarias dos Santos” e “providenciou prontamente o seu afastamento cautelar da função paroquial, determinando o afastamento preventivo do seu ofício sacerdotal até o efetivo esclarecimento dos fatos impróprios apontados, e deu início à chamada ‘investigação prévia’, atualmente em curso”.

 

Confira também: