O papa Francisco pediu para rezar no mês de dezembro especialmente pelas organizações de voluntariado, já que “o mundo precisa de voluntários e de organizações que queiram comprometer-se com o bem comum”.

“Sim, essa é a palavra que muitos hoje em dia querem apagar: 'compromisso'. E o mundo precisa de voluntários comprometidos com o bem comum”, disse o papa.

“Rezemos para que as organizações de voluntariado e de promoção humana encontrem pessoas dispostas a comprometer-se com o bem comum e a buscar novas formas de colaboração a nível internacional”, disse o papa.

Para Francisco, “ser um voluntário solidário é uma escolha que nos torna livres; torna-nos abertos às necessidades dos outros, às exigências da justiça, à defesa dos pobres, ao cuidado da criação”.

“É ser artesãos de misericórdia: com as mãos, com os olhos, com o ouvido atento, com a proximidade e ser voluntário é trabalhar com as pessoas a quem se serve. Não só para o povo, mas também com o povo. Trabalhar com pessoas”, disse. “O trabalho das organizações voluntárias é muito mais eficaz quando elas colaboram entre si e também com os Estados”.

“Trabalhando em conjunto, apesar dos poucos recursos que possam ter, dão o seu melhor e fazem do milagre da multiplicação da esperança uma realidade. Precisamos tanto multiplicar a esperança!”, concluiu o papa Francisco.

Confira também: