O processo de beatificação e canonização da co-iniciadora do Caminho Neocatecumenal, Carmen Hernández, será aberto oficialmente no próximo domingo (4), o segundo do tempo do Advento. O arcebispo de Madri, cardeal Carlos Osoro, vai conduzir o evento que acontecerá na Universidade Francisco de Vitória.

O evento terá a participação da equipe internacional desta realidade eclesial formada por Kiko Argüello, Ascensión Romero e padre Mario Pezzi e do postulador diocesano da causa, Carlos Metola.

No ato farão juramento ​​os membros do tribunal: o delegado episcopal para as Causas dos Santos, padre Alberto Fernández; o promotor de justiça, padre Martín Rodajo; e as notárias adjuntas Ana Gabriela Martínez, RC e Mercedes Alvaredo.

O pedido formal para a abertura da causa de beatificação foi entregue ao cardeal Osoro na missa de cinco anos da morte da serva de Deus Carmen Hernández em julho de 2021.

Este documento oficial inclui escritos, documentos e testemunhos que sustentam que a co-iniciadora do Caminho Neocatecumenal viveu as virtudes cristãs em grau heroico.

Na ocasião, o cardeal disse que Hernández foi “uma incansável catequista e trabalhadora do anúncio de Cristo” que em sua vida quis ser “uma portadora de Jesus Cristo”.

Kiko Argüello, seu companheiro iniciador desta realidade eclesial, disse por meio de uma carta que “era uma mulher profunda, autêntica e livre na relação com todos. Ela amava Cristo e a Igreja; e ao papa, acima de tudo”.

“Por amor à Igreja e aos irmãos, permaneceu junto a mim por 50 anos; levando adiante esta Iniciação Cristã que é o Caminho Neocatecumenal”, disse Argüello.

“Eu achava que me seguiam”, reconheceu Argüello, “mas vejo que milhares de irmãos estão no Caminho graças a Carmen e pelo amor que Carmen tinha a Cristo”.

Após a cerimônia solene, haverá a estreia de dois poemas sinfônicos de Kiko Argüello: Filhas de Jerusalém e Aquedah. Esta última expressão refere-se ao sacrifício de Isaac narrado no capítulo 22 do Gênesis.

Tanto o ato solene como a estreia destas obras podem ser acompanhados através do canal Youtube da arquidiocese de Madri.

Confira também: