Pelo menos oito mil jovens militares de diferentes países vão à Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, disse o bispo das Forças Armadas e de Segurança (FAS) de Portugal, dom Rui Valério. O bispo contou também que os peregrinos militares terão um encontro dentro da Jornada, no dia 2 de agosto de 2023.

A Jornada Mundial da Juventude vai acontecer de 1º a 6 de agosto de 2023, em Lisboa Portugal. Segundo o Comitê Organizador Local (COL), mais de 200 mil pessoas já se inscrevem.

“Estamos a contar, por alto, que só militares estarão oito mil, oriundos de diversas partes do mundo. Sobretudo nos países onde já decorreram Jornadas Mundiais da Juventude, é impressionante a adesão, em termos numéricos, dos jovens desses países que vêm”, disse dom Valério, segundo a Rádio Renascença.

Dom Rui Valério disse que já confirmou a participação algumas delegações. “Estive há pouco tempo na Itália, e o próprio arcebispo virá com todos os seminaristas – porque eles lá têm seminaristas para capelães – e nos dias de permanência em Lisboa tencionam contatar muito diretamente com os nossos capelães e com os nossos militares. O meu homólogo brasileiro também já me fez chegar que tenciona vir com centenas de militares”, afirmou. Disse ainda que da França, participarão “centenas de bombeiros”.

Segundo o bispo das Forças Armadas e de Segurança, disse ainda que a diocese está se preparando “para receber nas instalações das FAS jovens oriundos de outras partes do mundo”.

O bispo das Forças Armadas e de Segurança comentou sobre a participação dos militares na JMJ ao receber os símbolos da Jornada, a cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, na base Naval de Lisboa. Até 29 de dezembro, os símbolos percorrer unidades operacionais, formativas e hospitalares das Forças Armadas e de Segurança.

Confira também: