São Nicolau, cuja festa é comemorada hoje (6), é o santo histórico que inspirou o personagem Papai Noel.

Embora não se saiba muito sobre a história de são Nicolau, que foi bispo de Mira, cidade grega da Anatólia, que hoje faz parte do território da Turquia, no século IV, existem muitas histórias que explicam sua fama de homem justo e íntegro, caridoso e fazedor de milagres.

1. Ele é o santo padroeiro das crianças

Uma lenda diz que, durante uma fome em Mira, três crianças foram mortas e seus corpos colocados dentro de um barril de madeira com a intenção de vendê-las como "presunto". O bispo fez um milagre, as crianças ressuscitaram e foram salvas.

A história tornou-se objeto de muitas representações de são Nicolau na arte, especialmente durante a Idade Média. Algumas pessoas acreditam que as representações do bispo de Mira com as três crianças lhe deram a fama de protetor das crianças.

2. Ele é um dos santos mais importantes da Igreja Ortodoxa Russa

São Nicolau é uma figura unificadora entre católicos e cristãos ortodoxos, pois ambos veneram o santo.

Na Igreja Ortodoxa Russa ele é conhecido como são Nicolau, o Taumaturgo, pelos muitos milagres atribuídos a ele durante e depois de sua vida.

Para os ortodoxos, são Nicolau deve ser homenageado principalmente por suas qualidades de santo bispo e bom pastor de seu povo.

No ciclo litúrgico semanal dos ortodoxos, que dedica diferentes dias da semana a Jesus Cristo e outros santos, só três são nomeados pelo nome: Maria Mãe de Deus, João, o Precursor (conhecido pelos católicos como João Batista) e são Nicolau.

São Nicolau não deixou nenhum escrito teológico, mas quando foi nomeado bispo, foi atribuído a ele o crédito de ter dito que "esta dignidade e este ofício requerem um uso diferente, de modo que não se viva mais para si, mas para os outros".

3. É muito diferente da representação do Papai Noel

Devido à sua popularidade entre os cristãos ortodoxos, são Nicolau é um dos temas favoritos na iconografia.

Entre as centenas de ícones que o representam, não há uma covinha na bochecha ou uma “barriga redonda” como o Papai Noel, mas ele tem uma barba branca.

4. Ele também é o santo padroeiro dos solteiros, pescadores, agiotas e acusados falsamente

Uma das lendas mais populares sobre Nicolau é que o santo, que dizem vir de uma família rica, ajudou secretamente um homem pobre que tinha três filhas.

O pai não podia dar o dote adequado para as meninas se casarem e, sem maridos para sustentá-las, elas poderiam ser forçadas a se dedicar à prostituição. Ao saber da situação, Nicolau enfiou secretamente uma bolsa de moedas de ouro pela janela da família enquanto eles dormiam.

Depois, ele deixou uma segunda bolsa de moedas para a terceira filha. Nesse momento, diz a lenda, o pai, que havia passado a noite toda acordado, flagrou Nicolau com as “mãos na massa” distribuindo presentes, mas o bispo o fez prometer guardar segredo.

É provável que seja essa história que tenha inspirado a lenda do Papai Noel, que entrega presentes durante a noite.

Nas obras de arte de são Nicolau que fazem referência a essa lenda, as três bolsas de moedas são frequentemente representadas como três bolas douradas. As imagens de bolas douradas também foram usadas para marcar estabelecimentos de penhores ou de empréstimo, provavelmente por isso que Nicolau chegou a ser padroeiro dos agiotas.

Mais em

Um dos muitos milagres atribuídos a são Nicolau ocorreu no mar, durante uma viagem a bordo de um navio para a Terra Santa. Nicolau é o santo padroeiro dos marinheiros e viajantes porque acalmou as águas tempestuosas que ameaçavam suas vidas.

Ser padroeiro dos acusados ​​falsamente pode ser atribuído a uma história em que Nicolau resgata três homens inocentes momentos antes de sua execução. Diz-se que o então bispo de Mira empurrou corajosamente a espada do carrasco, libertou os homens de suas correntes e repreendeu um juiz que havia aceitado suborno para condená-los.

5. São Nicolau tem dois dias de festa

A festa de são Nicolau é 6 de dezembro, dia em que ele morreu no ano de 343. Mas para os eslavos orientais, assim como para o povo de Bari, Itália, 9 de maio também é um dia importante de comemoração.

Essa é a data em que as relíquias de são Nicolau foram transferidas de Mira, para Bari, logo após o Grande Cisma entre católicos e ortodoxos em 1054.

Os relatos divergem sobre se a remoção das relíquias foi um roubo ou uma tentativa de marinheiros cristãos de preservar os restos mortais do santo da destruição pelos turcos muçulmanos.

As relíquias ainda podem ser veneradas hoje na basílica de São Nicolau em Bari.

O papa Francisco visitou Bari, na região da Apúlia, no sul da Itália, duas vezes durante seu pontificado, em 2018 e 2020. Em ambas as visitas, ele parou na cripta da basílica para venerar as relíquias de são Nicolau.

Para os cristãos que seguem o calendário juliano, como fazem os ortodoxos orientais, a principal festa de são Nicolau cai em 19 de dezembro e é celebrado com uma liturgia ortodoxa na basílica de são Nicolau.

O dia 6 de dezembro é comemorado pelos católicos de Bari com missa, concertos e procissão da estátua do santo pelas ruas da cidade.