O congressista republicano Chris Smith pediu ao papa Francisco que fale "com clareza e convicção" em defesa do cardeal Joseph Zen e da Igreja perseguida na China, bem como do bispo Rolando Álvarez, preso pelo governo da Nicarágua.

Smith, membro principal do Comitê de Relações Exteriores da Câmara dos Representantes dos EUA, disse em 29 de novembro que esses "bispos corajosos precisam de apoio".

"O ataque ao cardeal Joseph Zen em Hong Kong, um antigo baluarte da liberdade, destaca os esforços do Partido Comunista Chinês para silenciar este defensor da liberdade religiosa e civil", disse o parlamentar.

Na sexta-feira, 25 de novembro, um tribunal de Hong Kong condenou o cardeal Zen a pagar uma multa US$ 500 (cerca de R$ 2,7 mil) por irregularidades no Fundo de Ajuda Humanitária 612, criado para pagar despesas médicas e legais dos ativistas que participaram das manifestações pró-democracia em 2019.

O cardeal, que compareceu ao Tribunal de Magistrados de West Kowloon com uma bengala, negou todas as acusações.

“Embora sua sentença tenha sido leve”, disse Smith, “os inimigos da liberdade religiosa o atacaram para enviar uma mensagem: ninguém está seguro”.

Segundo o parlamentar, “fica cada vez mais claro que os esforços de aproximação com o governo esbarram na realidade de que o Partido Comunista da China não permitirá a autonomia pastoral da Igreja e buscará subordinar seu ensino”, por isso, "o papa Francisco pode e deve falar com clareza e convicção em nome do cardeal Zen e da Igreja perseguida na China".

O papa também “deve falar em nome de dom Rolando José Álvarez, mantido incomunicável, sem julgamento, junto com vários padres, seminaristas e fiéis leigos na Nicarágua pelo ditador Daniel Ortega”.

Dom Álvarez, um dos bispos mais críticos do regime na Nicarágua, ficou preso na cúria episcopal de Matagalpa de 4 a 19 de agosto, quando foi preso e colocado em prisão domiciliar. Segundo a arquidiocese de Manágua, desde então sua condição física piorou.

“Faço mais um apelo ao nosso embaixador na Santa Sé, Joseph Donnelly, para que anime o papa Francisco a levantar a voz em apoio ao cardeal Zen, ao bispo Álvarez e aos outros prelados perseguidos no mundo" .

Confira também: