O cuidado do meio ambiente, o sínodo e a proteção dos menores foram temas que o Conselho de Cardeais discutiu com o papa Francisco entre os dias 5 e 6 de dezembro, na Casa Santa Marta, no Vaticano.

Segundo a Sala de Imprensa da Santa Sé, participaram os cardeais Pietro Parolin, Giuseppe Bertello, Óscar Rodríguez Maradiaga, Reinhard Marx, Sean Patrick O'Malley, Oswald Gracias, Fridolin Ambongo Besungu e o secretário do Conselho, dom Marco Mellino.

Na segunda-feira (5), o Conselho participou da celebração eucarística em sufrágio do cardeal ganense Richard Kuuia Baawobr.

Antes, os cardeais falaram com o papa sobre os trabalhos da cúpula do clima COP27 no Egito, a partir dos relatórios apresentados pelos cardeais Parolin e Besungu.

Na terça-feira (6), os cardeais refletiram sobre a fase continental do Sínodo sobre a Sinodalidade, com base em um relatório do cardeal Mario Grech.

No final, o cardeal O'Malley apresentou os esforços da Comissão para a Proteção de Menores a serviço das conferências episcopais e da Cúria Romana.

À tarde, o cardeal Gracias informou sobre a Conferência da Federação das Conferências Episcopais Asiáticas realizada em Bangcoc em outubro passado.

Segundo a Santa Sé, a reunião foi uma oportunidade para colocar em dia alguns temas atuais nas diversas áreas geográficas de referência e fazer uma avaliação geral do caminho percorrido pelo Conselho nos últimos anos.

A próxima reunião está marcada para abril de 2023.

Confira também: