VATICANO, 16 de set de 2004 às 15:56
Ao receber em Castel Gandolfo mais de uma centena de bispos provenientes de diversos continentes, o Papa João Paulo II lembrou que os sucessores dos Apóstolos devem ter como “primeira preocupação” custodiar diligentemente a integridade da fé e a unidade da Igreja.
Depois de expressar sua alegria pela “vitalidade de vossas Igrejas”, o Santo Padre disse aos 130 bispos jovens vindos da África, Ásia, América e Oceania que “em todas as culturas, devem manifestar a comunhão da única Igreja de Cristo, em fidelidade ao Magistério. Sua primeira preocupação é a de ser custódios diligentes da integridade da fé e da unidade da Igreja”.
“Chamados a seguir a Cristo, tratem de que cresça continuamente a comunhão com o romano Pontífice e com outros bispos, especialmente dentro da mesma conferência episcopal e a província eclesiástica", acrescentou o Papa aos bispos que participaram de um seminário promovido pela Congregação para a Evangelização dos Povos.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Em seu discurso em francês, João Paulo II pediu aos bispos ser “modelos para o povo cristão, para que por meio de uma vida espiritual, uma vida sacramental intensa e a formação permanente, obtenham força para serem servidores do Evangelho".
"Para guiar para a santidade verdadeira o povo fiel e manifestar a esperança cristã, cada um de vós deve fazer própria a perspectiva de São Paulo: 'Evangelizar não é para mim motivo de glória, pois é um dever que me incumbe. Ai de mim se não evangelizar'!", disse o Papa aos jovens Prelados de língua francesa, espanhola e portuguesa.
Depois de destacar que dentro de alguns dias retornarão a suas comunidades, "freqüentemente submetidas a duras provas", João Paulo II pediu aos bispos que assegurassem a seus fiéis que rezasse por eles e por suas intenções. "Dizei aos pastores que a Igreja conta com eles para ser testemunhas com a palavra e com toda sua vida. Que a Virgem Maria, Rainha das Missões, vos ajude no serviço que vos foi confiado" concluiu.