A imprensa internacional informou que neste 3 de outubro poderão ser elevados aos altares três novos beatos europeus: o imperador Carlos IV do Áustria, o jovem monge francês Joseph-Enjoe Cassant, e o compatriota deste último, Pierre Vigne, um "missionário itinerante" do século XVII.

Conforme informaram agências como AFP e ANSA, a data da cerimônia ainda não foi anunciada pelo Vaticano, mas a embaixada do Áustria na a Santa Sé já distribuiu os convites para as cerimônias que acompanharão o evento.

O imperador Carlos IV do Áustria, filho do arquiduque Otto e da princesa Maria Josefina da Saxônia, nasceu em 17 de agosto de 1887 e morreu com "fama de santo" em 1 de abril de 1922 na ilha da Madeira, onde tinha se exilado.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Carlos se encontrou como sucessor do imperador Francisco José depois de uma extraordinária série de circunstâncias, já que seis herdeiros designados antes que ele morreram. Assim, aos 29 anos, encontrou-se no trono, na Primeira guerra mundial.

Segundo a biografia oficial do Vaticano, o imperador foi durante este conflito "o único responsável político que apoiou os esforços da Papa Bento XV em favor da paz".

O imperador trabalhou por uma legislação social inspirada nos ensinos sociais do Cristianismo e depois da guerra "respondeu ao desejo da Papa de frear a chegada o poder do comunismo na Europa central, tentando estabelecer novamente sua autoridade na Hungria, o que não obteve, para evitar a guerra civil".