MADRI, 4 de out de 2004 às 15:42
Uma associação de profissionais cristãos que ajuda gratuitamente tanto aos que sofrem pela morte ou doença grave de um ser querido como aos próprios doentes, organizou em Valência nesta segunda-feira uma conferência para doentes oncológicos e suas famílias “aos quais é necessário acompanhar na última fase de vida”.
A associação "Viktor E. Frankl", criada por médicos e psicólogos cristãos valencianos, informou à Agência AVAN que a exposição será ministrada pelo médico do Instituto Valenciano de Oncologia (Ivo), Salvador Fons, à tarde na sede da entidade. A conferência abordará o tema da morte em torno da família, “que deve acompanhar o doente e não mascarar seu próprio estado de saúde”, assinalou o especialista.
“O doente terminal na maioria dos casos se preocupa mais pelo estado emocional e físico em que ficam seus familiares que por sua própria saúde”, indicou Fons, que recomendou aos familiares ir assimilando “a perda do doente antes mesmo de acontecer” e “ficar nas mãos de um profissional para seguir um aprendizado diário”.
Igualmente, “é positivo que o familiar conheça as fases vitais pelas quais passa o doente, como é a agonia na fase terminal e que significado tem a própria morte”, enfatizou.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
A entidade valenciana tem o nome do médico psiquiatra vienense Viktor Emil Frankl (1905-1997) que exerceu sua profissão no âmbito psicoterapêutico e desenvolveu o método do "Análise Existencial” sobre o sentido último do sofrimento.
Os profissionais da associação oferecem orientação e ajuda psicológica, jurídica, ética ou religiosa assim como um serviço de escuta, prestado por voluntários, e grupos de ajuda mútua. Do mesmo modo, a entidade programa cursos dirigidos ao pessoal sanitário e docente e seminários de investigação de profissionais.
Maior informação sobre a associação: www.asociacionviktorfrankl.org