Congregados sob o tema "Uma visão comum da justiça social e do comportamento ético", as delegações da Comissão para as Relações Religiosas com o Judaísmo da Santa Sé e do Alto Rabinato de Israel tiveram uma reunião de diálogo sobre a visão compartilhada de uma sociedade justa e ética.

As delegações presentes no encontro, celebrado de 17 a 19 de outubro em Grottaferrata (Itália), estiveram lideradas respectivamente pelo Cardeal Jorge Mejía e pelo Rabino Shar Yishuv Cohen.

Depois de reconhecer que “em nossas respectivas comunidades não há bastante conhecimento da mudança momentânea que teve lugar nas relações entre Católicos e Judeus”, o comunicado conjunto do comitê bilateral enfatizou os mútuos laços de amizade: "Não somos inimigos mas sim companheiros inequívocos na articulação dos valores morais essenciais para a sobrevivência e o bem-estar da sociedade humana".

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Do mesmo modo, depois de assinalar que “Jerusalém tem um caráter sagrado para todos os filhos de Abraão”, o comitê pediu “a todas as autoridades competentes que respeitem este caráter e impeçam os atos que ofendem a sensibilidade das comunidades religiosas que residem em Jerusalém e a amam".

Igualmente, os delegados pediram que às autoridades religiosas que “protestem publicamente sempre que se levem a cabo acione desrespeitosas contra as pessoas religiosas, os símbolos e os Santos Lugares”.

Por outro lado, informou-se que com ocasião do 30º aniversário da Comissão para as Relações Religiosas com o Judaísmo, instituída por Paulo VI em 22 de outubro de 1974, o Cardeal Kasper, acompanhado por uma delegação da comissão, visitará a sinagoga de Roma na próxima sexta-feira, dia do aniversário, onde a comunidade judaica se reunirá para a celebração do Shabbat.