Em link direto com La Valletta (Malta), o Papa João Paulo II se dirigiu desde o Vaticano a mais de mil sacerdotes de 80 países que participam de um congresso internacional organizado pela Congregação para o Clero, recordando que o Senhor os convida "a ser seus apóstolos, sobre tudo com a santidade de vida”.

Depois de destacar que se reuniram em Malta, "ilha que conserva a memória da estadia de São Paulo", o Papa disse aos sacerdotes que o Senhor lhes convidava “a serem seus apóstolos, sobretudo com a santidade de vida. Devem fazer ressoar em todos os lugares o poder da palavra de verdade do Evangelho, que pode mudar totalmente o coração do ser humano e lhe transmitir paz. (...) Deste modo serão professores reais de vida evangélica e profetas de esperança”.

O congresso, que acontece de 18 a 23 de outubro, tem como tema "Sacerdotes, forjadores de santos para o novo milênio - Seguindo os passos do apóstolo Pablo".

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

"Em um mundo inquieto e dividido, marcado por violência e conflitos, há quem se pergunte se ainda é possível falar de esperança. Mas precisamente neste momento é indispensável apresentar com valentia a verdadeira e plena esperança do ser humano, que é Cristo Senhor", disse o Papa.

Mais adiante, João Paulo II disse que o modelo que deve inspirar os sacerdotes é a Virgem María, que "manifestou sua plena disponibilidade para fazer a vontade de Deus" ao responder com seu ‘fiat’ o anúncio do arcanjo Gabriel.

Depois de recordar que justo antes de morrer na Cruz, o Senhor Jesus confiou a sua mãe a João, o Papa concluiu: "Desde aquele dia María se converteu em mãe de todos os fiéis, de modo especial em sua Mãe, para lhes acompanhar no caminho cotidiano. Recorram constantemente a Ela em seu ministério".