VATICANO, 8 de nov de 2004 às 15:56
O Papa João Paulo II nomeou como Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Valência o sacerdote Enrique Benavent Vidal, que aos 45 anos de idade torna-se o Bispo mais jovem da Espanha.
Dom Benavent Vidal, a quem teve designada a sede titular de Rotdom, é atualmente Decano-Presidente e Professor da Faculdade de Teologia “San Vicente Ferrer” de Valência.
O Bispo eleito, nascido em 25 de abril de 1959 em Quatretonda (Valência), foi ordenado sacerdote em um dia como hoje há 22 anos, em 8 de novembro de 1982, pelo Papa João Paulo II em Valência, durante sua primeira Visita Apostólica à Espanha.
Dom Benavent Vidal cursou os estudos eclesiásticos no Seminário Diocesano de Moncada (Valência), assistindo às aulas da Faculdade de Teologia de “San Vicente Ferrer” onde conseguiu a Licenciatura em Teologia (1986). É Doutor em Teologia (1993) pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Como sacerdote foi coadjutor da paróquia de São Roque e São Sebastião de Alcoy e professor de Religião no Instituto, de 1982 a 1985; formador no Seminário Maior de Moncada e professor de Síntese Teológica para os Diáconos. Também foi, de 1993 a 1997, Delegado Episcopal de Pastoral Vocacional. De 1990 a 1993, cursou estudos de doutorado na Pontificia Universidade Gregoriana, de Roma.
Atualmente, Dom Benavent Vidal é professor de Teologia Dogmática da Faculdade de Teologia “San Vicente Ferrer” de Valência e professor da Seção de Valência do Pontificio Instituto “João Paulo II” para Estudos sobre Matrimônio e Família.
É também Diretor do Colégio Maior “São João de Ribera” de Burjassot-Valência; Decano-Presidente da Faculdade de Teologia “San Vicente Ferrer” de Valência e Diretor da Seção Diocese da mesma Faculdade; além disso, desde 2003, é membro do Conselho Presbiteral.
O Arcebispo de Valência é Dom Agustín García-Gasco. A arquidiocese tem uma superfície de 13 mil quilômetros quadrados habitados por 2 milhões e meio de pesoas, das quais quase 2 milhões e 295 mil são católicas. Valência conta com mais de mil e 500 sacerdotes e quase cinco mil religiosos.