BUENOS AIRES, 10 de nov de 2004 às 13:25
O Presidente da Conferência Episcopal Argentina, Dom Eduardo Mirás afirmou que a humanidade está se afastando dos valores cristãos e que diante da imperante moda anticatólica, os cristãos devem remar contra a corrente.
Durante a Missa de abertura da 88ª Assembléia Plenária do Episcopado, o Prelado advertiu que também se popularizou “a tendência a confinar a religião à esfera privada”, tornando para alguns intolerável que a Igreja exponha e aplique sua doutrina aos problemas atuais.
Inclusive, sustentou Dom Mirás, “parece que se pôs de moda” ser anticatólico, qualificando de “distinto falar contra a Igreja”; e assim, sob a desculpa da liberdade de expressão, escarnecer do sagrado até chegar à blasfêmia mais torpe e indecorosa”.
O também Arcebispo de Rosário chamou os fiéis a ser cada vez mais cristãos, opondo-se com idéias sensatas aos costumes que distorcem a sociedade. Além disso exortou a influir “o pensamento cultural com a verdade do evangelho".
Ataque à vida
Dom. Mirás também denunciou que no mundo e na Argentina o respeito pela vida se debilita cada vez mais, com leis que atacam o direito inalienável do ser humano a viver “desde sua concepção até sua morte natural”.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
O Prelado lamentou que amparando-se na promoção da mulher, “cuja missão na sociedade realmente é necessário valorizar”, preparem-se projetos legislativos que propõem descartar a vida do não nascido com o aborto.
O Presidente do episcopado argentino também expressou sua angústia ao ver “que renascem na sociedade a indiferença e a falta de solidariedade” para com quem menos tem.
Entretanto, Dom. Mirás afirmou que “em meio desta confusão, o ser humano não deixa de procurar o verdadeiro significado da vida e o autêntico sentido de sua atividade”.
“É responsabilidade da Igreja encher este vazio e sanar esta ferida da civilização, dando a conhecer a mensagem de Jesus com todas suas conseqüências”, assinalou o Prelado. Explicou que se deve expor “a resposta da fé aos desafios da cultura”, aplicando o Evangelho aos problemas concretos de cada momento.
Sobre a 88 Assembléia Plenária do Episcopado, que se realiza na casa de exercícios Maria Auxiliadora, de São Miguel, Dom. Mirás anunciou que se estudará a proposta de Pastoral Social para dar atenção aos problemas mais urgentes, assim como a formação dos candidatos ao diaconado permanente. Também se celebrarão os 150 anos da proclamação do dogma da Imaculada Conceição.