MANÁGUA, 19 de nov de 2004 às 13:36
A Conferência Episcopal da Nicarágua (CEN) chamou os fiéis a aproximar-se de Deus porque quando Ele “não está no coração do homem, começam a ser mais importantes as coisas que as pessoas”.
Em uma mensagem difundida logo depois de sua reunião anual, os bispos convidam o país a buscar em Santa Maria o apoio necessário “para enfrentar vitoriosamente a luta contra o egoísmo” e assim superar os problemas que afligem a nação.
O documento está assinado pelo Dom. Juan Abelardo Mata, Secretário Geral da Conferência Episcopal, e e marca as celebrações pelo 150 aniversário do dogma da Imaculada Conceição.
No texto, os bispos expressam que às vezes “alguns meios de comunicações” perdem a objetividade e ficam a serviço de gente que defende seus próprios interesses” ou de grupo.
Por sua vez, o Bispo de Matagalpa, Dom. Leopoldo José Brenes, lamentou que em ocasiões se manipulem os documentos da Igreja “tergiversando a mensagem que quer dar”. Por isso advogou, em nome dos bispos, por um manuseio objetivo dos textos.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Por outro lado, Dom. Brenes assinalou que “todos somos testemunhas de que há muita pobreza”, no país, e insistiu na necessidade de um diálogo que ajude a sair desta situação.
“Os bispos sempre estão chamando o diálogo e os senhores foram testemunhas agora nas eleições municipais, que todos os bispos em suas mensagens chamaram ao diálogo e à concórdia”, indicou.
O Bispo de Matagalpa recordou que só com o diálogo se conseguiram solucionar os problemas do país.
A reunião anual do Episcopado nicaragüense foi presidida pelo Cardeal Miguel Obando y Bravo, Arcebispo de Manágua. Também assistiu o Núncio Apostólico no Panamá, Dom. Jean Paul Gobel.