QUITO, 2 de set de 2009 às 13:33
O Arcebispo de Quito, Dom Raúl Vela, agradeceu ao Arcebispo de Munique, Dom Reinhard Marx, a colaboração que durante 47 anos a sua arquidiocese vem brindando; em uma visita oficial que o Prelado alemão realiza em terras equatorianas.
Em um ato realizado ontem, o Arcebispo assinalou que "o Programa Ajuda Fraterna de Munique é um convênio de cooperação entre a Igreja dessa Arquidiocese e a Conferência Episcopal Equatoriana que nasce em tempo do Concílio Vaticano II, promovida por Dom Bernardino Echeverría e o Arcebispo Döfner".
Perto de 90 por cento "das paróquias da Arquidiocese da Quito se beneficiaram da ajuda que a irmã Igreja de Munique ano após ano destina através de seus recursos para os projetos sociais em cada paróquia" e para os territórios de missão nos campos de saúde, educação e desenvolvimento, acrescentou.
O Arcebispo alemão agradeceu ter sido recolhido pela Conferência Episcopal do Equador em pleno e assinalou que em 2012 celebraremos 50 anos, é conveniente então avaliar e olhar para o futuro para afiançar alcances e corrigir o que for necessário para seguir levando adiante este esforço".
Em agradecimento, Dom Marx, quem permanecerá no país até o 11 de setembro, entregou uma medalha honorífica de Munique a Dom Raúl Vela, como símbolo de amizade entre ambos e as duas Arquidioceses.