Lima, 11 de set de 2009 às 04:52
O Bispo de Chiclayo, Dom Jesus Moliné Labarta, apresentou esta manhã no Congresso do Peru 33 mil assinaturas em contra do aborto, fruto de uma campanha que busca promover a defesa da vida desde o momento da concepção até a morte natural.
Esta iniciativa, apoiada pela Presidenta regional, Nery Saldarriaga; o Comandante Geral da VII Brigada de Infantaria do Exército, Fredy López Montoya, os reitores das universidades Católica Santo Toribio de Mogrovejo, Senhor de Sipán, Nacional Pedro Ruiz Galo e o clube de futebol Juan Aurich –que atualmente lidera o campeonato nacional– constitui um alento às autoridades do país na inadiável tarefa da defesa da vida, disse o Bispo na apresentação.
Dom Moliné assinalou que "a imensa maioria estamos a favor da defesa da vida; estamos a favor de que seja vida seja protegida desde o momento de sua existência, o momento da fecundação até seu falecimento natural".
Depois de reiterar que isto compromete a trabalhar mais "para dizer não ao aborto", o Prelado assegurou que os que têm apoiado esta campanha com sua assinatura o têm feito "convencidos de que é necessário ser a voz dos que não podem gritar, dos que não se podem fazer ouvir, dos concebidos, aqueles que estão no ventre da mãe".
Depois de reiterar que os jogadores do clube de futebol profissional de Chiclayo, o clube Juan Aurich, levarão a camiseta com a inscrição "Não ao aborto" como parte desta campanha, o Bispo felicitou ao Congresso, de maneira especial à congressista Fabiola Morales quem recebeu as assinaturas e animou as "instituições presentes e a outros muitos a que se somem" à campanha
Em declarações à ACI Prensa, o Prelado disse que estas assinaturas procuram que "nossas autoridades se sintam apoiadas pelos cidadãos e que se vão estendendo iniciativas desta índole em todo o país para expressar assim a uma parte majoritária de nossa sociedade que está a favor da vida, em todos seus estádios da fecundação até a morte natural; e de uma vez também esse rechaço à pretensão do aborto que expõem alguns grupos minoritários".
Deste modo exortou os peruanos a que "apostem pela família, que o manifestem publicamente e que participem de todas aquelas iniciativas publicas ou privadas a favor da defesa da vida e da família".
Dom Moliné também reiterou o convite à "Marcha pela vida… não ao aborto", que se levará adiante no sábado 7 de novembro e percorrerá as principais ruas de Chiclayo, em que se espera a participação de 10 mil pessoas.
Este petição também foi apresentada pelo Bispo às autoridades do Tribunal Constitucional; enquanto que a Presidenta Regional, Nery Saldarriaga, fez o próprio ante o Presidente do Peru, Alan García Pérez.