A Pastoral da Juventude da arquidiocese de Maringá (PR) está organizando um grande evento para celebrar, no dia 25 de outubro, o Dia Nacional da Juventude (DNJ). O objetivo principal é reunir pastorais, movimentos eclesiais e toda a sociedade em defesa da paz, da vida e contra a violência e o extermínio de jovens, informou a nota de imprensa enviada à nossa redação.

A programação terá início às 15 horas na praça da igreja São José Operário, Vila Operária, com apresentações culturais. Às 16 horas está prevista a celebração eucarística presidida pelo arcebispo de Maringá e bispo referencial da juventude no Paraná, Dom Anuar Battisti.

Após a missa, o DNJ vai continuar com uma caminhada animada por vários grupos musicais. A multidão vai percorrer a avenida Brasil até a praça Raposo Tavares, onde será realizada uma parada para reflexão sobre o tema do evento para este, escolhido sintonia com a Campanha da Fraternidade: “Contra o extermínio da juventude, na luta pela vida” e o lema do DNJ 2009 é “Juventude em marcha contra a violência”

O Dia Nacional da Juventude surgiu em 1985, quando a Organização das Nações Unidas decretou o Ano Internacional da Juventude. Desde então, como gesto concreto, a Pastoral da Juventude organiza, anualmente no último domingo de outubro, um dia de festa pela juventude, sempre com um tema importante a ser debatido e trabalhado nos grupos de jovens.

Marcha mundial pela paz

O DNJ também se aderiu ao movimento “Marcha Mundial pela Paz e a Não-Violência” que tem como objetivo criar consciência da urgência da paz e da não-violência em todo o mundo. A Marcha Mundial teve início na Nova Zelândia, no dia 2 de outubro de 2009 e terminará na Cordilheira dos Andes, aos pés do Monte Aconcágua em 2 de janeiro de 2010.

Durante esses 90 dias, a marcha será reproduzida em mais de 90 países, nos cinco continentes, e cobrirá uma distância de 160.000 km por terra. Durante todo esse tempo, em centenas de cidades serão realizadas também festivais, fóruns, conferências e outros eventos, como o Dia Nacional da Juventude.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos: