GUATEMALA, 5 de jan de 2005 às 14:12
O Arcebispo da Guatemala, Cardeal Rodolfo Quezada Toruño, animou a população a rezar para que Deus dê “mais segurança e menos pobreza” ao país.
Durante a Missa que presidiu na Catedral Metropolitana, o Cardeal considerou impossível que os guatemaltecos vivam em paz enquanto a delinqüência, a violência e a pobreza estejam presentes em cada família e canto do país. “A violência e a pobreza destroem a convivência social”, afirmou.
Também pediu a todos os guatemaltecos orar para que a paz –referindo-se aos acordos que recentemente completaram oito anos- converta-se em ações “justas e solidárias”. Adicionou também que o governo identificou o problema da falta de segurança e a violência, por isso só falta a vontade para enfrentá-lo e obter resultados.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
“Se o bem comum for o norte de todas suas atividades em 2005, certamente este ano será melhor para todos os guatemaltecos que o que acabamos de finalizar”, indicou.
Orar pelos governantes do país para que obtenham a sabedoria necessária foi parte da mensagem que o Cardeal Quezada enviou a todos os guatemaltecos ao início do novo ano. “Teremos que pedir a Deus que ilumine nossos governantes e lhes dê sabedoria para combater os problemas, e vontade política para dar soluções eficazes”, expressou o Cardeal Quezada.
Em 29 de dezembro passado, o vice-presidente Eduardo Stein assinalou que uma das prioridades da atual administração será combater a falta de segurança, embora não revelou o plano nem as ações previstas para este fim.