QUITO, 26 de out de 2009 às 03:37
A Conferência Episcopal Equatoriana (CEE) declarou o último domingo de novembro como o “Dia da Igreja Católica no Equador” para que os fiéis renovem seu compromisso de ser católicos e ser parte da Igreja.
Esta iniciativa forma parte da campanha “Projeto 5 pães e 2 peixes”, que busca promover no país os valores fundamentais como a solidariedade com os mais pobres.
“O último domingo de novembro, em todas as paróquias se organizarão atividades festivas com participação da comunidade”, explicou o texto. Indicou que também “se realizará a uma coleta nacional simbólica em todas as Missas desse domingo”.
O comunicado assinalou que o “Projeto 5 pães e 2 peixes” se apóia no milagre da multiplicação dos pães, onde encontramos valores fundamentais proclamados pela Igreja, como são a fé, a caridade, a misericórdia, a solidariedade e outros.
“Através deste Projeto queremos que todos os equatorianos católicos ou não, deixemos de ser indiferentes e assumamos a responsabilidade que temos com nossos irmãos que sofrem”, afirmou.
O comunicado recordou que a Igreja assumiu historicamente a responsabilidade de atender aos mais pobres e necessitados “com apoio espiritual e obras sociais”.
“Por isso, o Projeto 5 Pães e 2 Peixes se propõe que a sociedade equatoriana conheça melhor a Igreja e que os católicos nos sintamos parte Dela e comprometidos com seu trabalho pastoral e social”, indicou.
Mais informação (em espanhol) no Web Site: www.5panesy2peces.confep.org.ec