Inicia-se hoje a visita "ad limina" dos 10 bispos de Santa Catarina, o Regional Sul 4 da CNBB. A visita terá a duração de 12 dias. O Regional viaja junto com os prelados da Regional Sul 3 (Rio Grande do Sul), informa a página do Regional. A estadia dos bispos em Roma inclui peregrinações e celebrações nas Basílicas Papais de São Pedro, São João de Latrão, Santa Maria Maior e São Paulo. Além disso, haverá uma missa nas Catacumbas de São Calisto, para fazer memória as primeiras comunidades cristãs e um encontro com o Papa no Vaticano.

Antes da partida para Roma, dom Murilo Krueger, arcebispo de Florianópolis, explicou que a "ad limina" é a visita oficial que os bispos fazem ao Papa, no Brasil são organizados treze grupos. "É uma expressão de unidade, tradicional desde os primórdios da Igreja. É muito importante que o povo seja motivado a rezar por esta visita.", disse.

Os bispos catarinenses terão encontro privado e uma audiência coletiva com o Papa. Na oportunidade os bispos devem relatar o estado pastoral em que se encontra a sua diocese e ouvir do Papa, conselhos referentes às dificuldades locais.

A visita ad limina acontece a cada cinco anos. Na ocasião os bispos são recebidos em audiência pelo papa e visitam os vários dicastérios da Santa Sé. Na audiência com Bento XVI, os bispos devem relatar a caminhada pastoral do regional e ouvir uma mensagem do papa.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos: