"O 1° Congresso de Leigos foi lançado no dia 25 de janeiro, na solenidade patronal da Arquidiocese de São Paulo. É uma proposta que está sendo amadurecida desde outubro de 2007, quando foi sugerida e assumida pelos bispos do Regional Sul 1 (equivalente ao Estado de São Paulo), reunidos na Assembléia das Igrejas. Com o tema “Cristãos leigos, discípulos e missionários de Jesus Cristo na cidade de São Paulo” e o lema “Vós sois o sal da terra… Vós sois a luz do mundo”, o Congresso de Leigos será realizado como um processo, ao longo de 2010, em três âmbitos (paroquial, regional e arquidiocesano).

Na primeira etapa, que vai de março a maio, todas as paróquias da Arquidiocese são convocadas a envolver o maior número possível de pessoas (organizadas ou não em pastorais) para ler e estudar o texto de reflexão contido no Manual do Congresso. A partir de junho, até agosto, será realizada a fase regional. Nela, oficinas temáticas ajudarão os leigos a entender como levar a luz e o sal do Evangelho para as realidades profissionais em que estão inseridos, com temas como “a vida e a missão do leigo na educação”. Setembro e outubro, na fase arquidiocesana, delegados das oficinas regionais se reúnem para elaborar projetos de missionariedade para cada área.

Finalmente em 21 de novembro, Dia Nacional do Leigo, acontece o encerramento do Congresso, com atividades de estudo e aprovação de um documento conclusivo no período da manhã, e, à tarde, uma grande celebração eucarística.

Para garantir que mais pessoas tenham acesso a toda esta movimentação promovida pela Igreja de São Paulo, a Sub-Comissão de Comunicação criou o website www.congressodeleigos.org.br, cuja manutenção será realizada conjuntamente, num verdadeiro mutirão das comissões regionais e paroquiais.

Neste 13 de março, o auditório da Faculdade Paulus de Comunicação ficou pequeno para acolher as comissões e equipes de trabalho do Congresso de Leigos, que mobilizou maior participação na reunião de início de ano das lideranças e coordenações pastorais da Arquidiocese de São Paulo.

Cerca de 500 pessoas estavam no auditório durante o esperado momento de lançamento do Manual do Congresso. Agora, com o material em mãos, as comissões regionais devem se articular para dinamizar a leitura e o estudo do texto de reflexão para as bases, contido no documento.

Ao falar sobre as motivações do Congresso, o arcebispo de São Paulo Dom Odilo recordou a importância de retomar a consciência de que a Igreja é o povo de Deus reunido em torno do Cristo e que, por isso mesmo (e não apenas porque os leigos estão em maior número), os leigos exercem um papel fundamental na missão evangelizadora da Igreja.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos: