VATICANO, 19 de jan de 2005 às 15:17
Ao receber a visita do Patriarca de Cilícia dos Armênios, Sua Beatitude Nerses Bedros XIX, junto com outros bispos que o acompanharam, o Papa João Paulo II abençôu hoje uma imagem de São Gregório “O Iluminador”, Padroeiro da Armênia.
A imagem foi colocada na fachada posterior da Basílica de São Pedro. Está feita em mármore branco de Carrara pelo escultor armênio Kazán Khatechik e foi financiada pelo Colégio Armênio de Roma.
São Gregório trabalhou pela propagação do cristianismo em Armênia a partir do ano 300, obtendo entre outras coisas a conversão do rei Tiridate III e toda seu corte.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Os cristãos armênios viveram em comunhão com Roma até o ano 491, quando abraçaram a tese do monofisismo, segundo a qual Cristo só tinha uma natureza, a divina, e era homem só na aparência. Essa postura durou até dezembro de 1996, quando durante a segunda visita do Patriarca Karekin I ao Vaticano, o Papa João Paulo II assinou junto com ele uma “declaração conjunta cristológica” em que se reconhecia a dupla natureza de Cristo, humana e divina.
O Santo Padre visitou Armênia no ano 2001 para comemorar em Erevan o 1700 aniversário da conversão do país ao cristianismo, que tornou-se a religião oficial.
Atualmente, dos 3,8 milhões de armênios, mais de dois milhões pertencem à Igreja armênia enquanto que os católicos são apenas 150 mil.