BUENOS AIRES, 28 de jan de 2005 às 17:19
O Bispo de Comodoro Rivadavia, Dom. Pedro Ronchino, publicou uma declaração oficial na qual esclarece aos políticos locais que nenhum sacerdote de sua jurisdição pode postular a um cargo público.
Desta maneira, o Bispo respondeu ao Partido Justicialista que ofereceu ao vigário geral de Comodoro Rivadavia, Padre Gustavo Miatello, uma candidatura a deputado federal nas próximas eleições.
Dom. Ronchino lamentou profundamente “que tenha sido feito o oferecimento de uma responsabilidade política a um sacerdote, sem nenhum aviso prévio nem esclarecimento posterior ao Bispo, de quem depende o mencionado sacerdote”.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Do mesmo modo, descartou tal possibilidade atendo-se ao disposto pelo Código de Direito Canônico, que assinala que “está proibido aos clérigos aceitar aqueles cargos públicos, que levam consigo uma participação no exercício do poder civil”.
O Código, assinalou o Bispo, “não é só uma fria disciplina a uma mera prescrição legal, mas sim um compromisso ineludível de comunhão, que é a expressão mesma da Igreja”.