ROMA, 14 de mai de 2004 às 13:58
O arcebispo anglicano irlandês Robin Eames declarou que a Igreja Anglicana está considerando realizar significativas reformas em sua estrutura organizacional para impedir o aprofundamento da crise e evitar uma ruptura após a ordenação de um bispo abertamente homossexual.
Eames, que preside uma comissão estabelecida para dirigir a Comunhão Anglicana através da crise que dividiu seriamente seus 70 milhões de membros, indicou que as opções que estão sendo consideradas incluem a elaboração de uma constituição formal ou transformar a Comunhão Anglicana em uma federação onde seus membros gozem de uma “maior liberdade”.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Robien Eames preside a Comissão Lambeth, criada no ano passado pelo arcebispo de Canterbury, Rowan Williams, com o objetivo de manejar a crise mais grave da Igreja Anglicana desde que autorizou a ordenação sacerdotal de mulheres.
Numerosas personalidades e setores da Comunhão Anglicana, especialmente africanos, mostraram sua reprovação e indignação à aprovação da ordenação episcopal nos Estados Unidos de Gene Robinson, um divorciado de um casal homossexual, em agosto de 2003.