BARCELONA, 11 de fev de 2005 às 17:26
De 1 a 3 de fevereiro se realiza na Internet, o VI Congresso Virtual de Psiquiatria - Interpsiquis 2005, que tem como temas centrais uma análise do martírio cristão e a ortotanásia, quer dizer a atenção terapêutica privilegiada a quem padece alguma enfermidade incurável ou se encontra em fase terminal.
Organizado pela Fundação Psicologia e Cristianismo (FPC) e sua Comunidade de Psicólogos Cristãos (CPC), o Congresso inclui diversas conferências sobre estes dois grandes temas.
Em “Psicologia do Martírio”, inclui-se “O testemunho de fé do século I ao IV no Império Romano”; “Os mártires cristãos do século XX na II Guerra Mundial”; uma análise da video-conferência “O martírio e os novos mártires” oferecida no ano passado pelo Cardeal Darío Castrillón Hoyos, Prefeito da Congregação para o Clero; “A visão cristã da dor e o sofrimento” e “O ato de imolação ou oblação”, entre outros títulos.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Segundo os organizadores, o evento enfrenta “a falsa idéia sincretista que proliferou na suicidología por causa do Karl Menninger e sua absurda concepção sobre o ascetismo e o martírio como suicídios crônicos”.
Na Ortotanásia” se incluem reflexões que denunciam “o homicídio terapêutico que se aplica por ativa e/ou passiva assim para evitar o encarniçamento terapêutico. E sobre esta base contra a idéia maniqueista do suicídio e da perversão do bem, ou da eutanásia e o homicídio terapêutico por ação ou omissão, e com o fim de evitar a obstinação terapêutica, a contribuição que fizemos da importância que merece a ortotanásia e o privilégio terapêutico, ao tratamento em situação de urgência para a vida e os cuidados paliativos”.
Para maior informação pode escreva para psicologoscristianos@catholicexchange.com