BRASILIA, 14 de jan de 2011 às 12:02
Em nota divulgada no dia 13 de janeiro e assinada pela presidência da CNBB, a Conferência Episcopal expressa sua solidariedade às vítimas das enchentes nos diversos lugares do Brasil assolados pelas chuvas que deixaram um saldo de mais de 400 mortos. A entidade também criou a campanha SOS SUDESTE, que a CNBB, juntamente com a Cáritas Brasileira, apresentando a Conta 1490-8, Agência 1041 - OP. 003 – Caixa Econômica Federal e também a Conta 32.000-5, Agência 3475-4, Banco do Brasil, para doações que ajudarão os danificados.
“Somos afligidos de todos os lados, mas não vencidos pela angústia; postos em apuros, mas não desesperançados; derrubados, mas não aniquilados” (2Cor 4,8-9).
“O Brasil acompanha com dor, mais uma vez, as tragédias causadas pelas chuvas em vários estados do país, neste início de ano, de maneira especial, na região serrana do estado do Rio de Janeiro, Sul de Minas, Espírito Santo e São Paulo. Causa-nos tristeza profunda o crescente número de mortos, bem como dos desabrigados que perderam seus entes queridos e assistiram à destruição inclemente de suas casas e de seus bens”, recorda a nota da Conferência Episcopal Brasileira.
“Às vítimas desta dramática situação a CNBB vem manifestar sua solidariedade, ao mesmo tempo em que conclama a sociedade brasileira a intensificar suas doações, a fim de aliviar a dor e reavivar a esperança na certeza da superação de tamanha tragédia. Este gesto será facilitado com a campanha SOS SUDESTE, que a CNBB, juntamente com a Cáritas Brasileira, acaba de lançar apresentando a Conta 1490-8, Agência 1041 - OP. 003 – Caixa Econômica Federal e também a Conta 32.000-5, Agência 3475-4, Banco do Brasil, para doações”, publicou a CNBB.
“Muitas destas tragédias poderiam ser evitadas ou, pelo menos, minimizadas se ações preventivas fossem tomadas, considerando o histórico de regiões que, ano após ano, vivem o mesmo drama. A CNBB confia, portanto, que as autoridades competentes se comprometam eficazmente na busca de solução para que catástrofes como estas a que assistimos não se repitam, vitimando milhares de pessoas”, afirmou a entidade.
Os prelados da CNBB elevam “a Deus nossas preces pelos que morreram e por todos que sofrem com esta tragédia”.
“Que Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, venha em socorro de seus filhos e filhas”, conclui a missiva assinada por Dom Geraldo Lyrio Rocha, Dom Luiz Soares Vieira e Dom Dimas Lara Barbosa, respectivamente presidente, vice-presidente e secretário executivo do órgão.