ROMA, 19 de jan de 2011 às 17:44
Keith Newton, o ex-bispo anglicano ordenado sacerdote católico e nomeado pelo Papa Bento XVI como primeiro responsável pelo novo Ordinariato pessoal que acolhe ex-anglicanos conversos ao catolicismo, revelou que durante anos ele esperou seu ingresso à Igreja Católica.
"Desejei durante anos me converter em católico e uma pessoa não se converte um ao catolicismo porque não adora algumas coisas da Comunhão anglicana, mas unicamente porque quer ser católico", manifestou o novo Ordinário após sua ordenação sacerdotal no sábado 15 de janeiro na Catedral de Westminster.
Em um comunicado publicado no mesmo sábado, o novo Ordinário Newton explicou que não considera seu ingresso na Igreja Católica como uma ruptura radical com seu precedente ministério na Inglaterra e na África.
"Para mim este evento forma parte da peregrinação de fé que começou com o batismo", disse. E em nome dos outros dois ex-bispos anglicanos ordenados sacerdotes na mesma cerimônia, acrescentou que não têm "intenção queimar as pontes atrás de nós, de fato aquilo que mais desejamos neste momento é construir outras".
O Ordinariato pessoal de Nossa Senhora de Walsingham na Inglaterra e Gales é o primeiro no mundo criado para acolher pastores e fiéis anglicanos que iniciarão, no curso da próxima Quaresma, um período de reflexão sobre seus desejos de entrar na Igreja Católica.
O novo sacerdote Newton agradeceu "ao arcebispo (anglicano) de Canterbury, Rowan Williams, pela paciência e condescendência que demonstrou comigo nos últimos meses".
A cerimônia do Ordinariato pessoal de Nossa Senhora de Walsingham ocorreu em Westminster. Conforme indicou o L'Osservatore Romano, os ex-bispos anglicanos conversos ao catolicismo John Broadhurst e Andrew Burnham, também ordenados sacerdotes, ajudarão Newton no novo Ordinariato fundado baseando-se na constituição apostólica Anglicanorum Coetibus.
Este documento foi publicado em novembro de 2009 pelo Papa Bento XVI para acolher os fiéis ex-anglicanos que queiram reencontrar-se em plena comunhão com a Igreja Católica, conservando alguns elementos de seu distintivo patrimônio anglicano.
Durante a cerimônia de ordenação sacerdotal dos ex-pastores anglicanos, o Arcebispo de Westminster, Dom Vincent Gerard Nichols, comentou que "muitas ordenações se celebraram nesta catedral no curso de cem anos de sua história, mas nenhuma como esta".
Keith Newton nasceu em Liverpool e está casado com Gill Donnison, com quem tem três filhos. Foi ordenado bispo anglicano no dia 7 de março de 2002 pelo arcebispo de Canterbury, George Carey. No dia 1º de janeiro de 2011 foi acolhido na Igreja Católica junto à sua esposa na Catedral de Westminster pelo Bispo Alan Hopes.