RIO DE JANEIRO, 1 de mar de 2011 às 14:03
A estátua do Cristo Redentor completará 80 anos no próximo 12 de outubro, porém as comemorações terão início nesta terça-feira, 1° de março, aniversário da cidade do Rio de Janeiro, com a nova iluminação LED do monumento.
A partir das 18h, a nova iluminação será inaugurada e a grande novidade será o acionamento das novas luzes, através do celular, pelo Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, juntamente com o governador do Estado do Rio, Sérgio Cabral, e o prefeito da cidade, Eduardo Paes, destacou hoje o portal Canção Nova Notícias.
Neste momento, as autoridades vão inaugurar a nova iluminação diretamente da cerimônia que festejará os 446 anos da capital carioca, no Palácio das Laranjeiras.
A nova iluminação, que conta com a alta eficiência energética dos LEDs e a flexibilidade quase que total do gerenciamento da luz, será mais eficiente e sustentável, indicaram os encarregados do projeto.
Em declarações reunidas pelo Canção Nova Notícias o reitor do Santuário do Cristo Redentor, Pe. Omar Raposo, afirmou que o acionamento seria realizado pelo Papa Bento XVI, contudo, devido à diferença de fuso horário, os ajustes para a participação do Santo Padre não foram possíveis.
"O Cristo Redentor é o grande referencial simbólico do nosso país. O povo brasileiro se identifica com essa imagem, também encontra a sua experiência de 'brasilidade' no próprio Cristo Redentor", destaca.
É assim que o reitor do Santuário define o monumento que se tornou patrimônio histórico e cultural não só para católicos, mas para os cariocas e brasileiros e também foi eleito uma das sete maravilhas modernas do mundo.
Padre Omar explica ainda que o monumento não foi uma doação do governo francês, mas é uma obra de brasileiros, idealizada pela Igreja Católica. "O Cristo Redentor é o 'garoto propaganda' do nosso país e tem um valor cultural supremo, pois revela a nossa cultura, a nossa essência", ressalta ao falar sobre o monumento como "porta de entrada" da Igreja e do turismo brasileiro.
Ao mencionar a mentalidade atual de perseguição religiosa e de ataque aos símbolos religiosos, padre Omar ressalta a importância de se valorizar a imagem do Cristo através da nova iluminação. "Diante da força do secularismo e do materialismo, mentalidades errôneas que atingem as consciências, o Cristo Redentor desperta em nós a sensibilidade maior para a solidariedade e para busca da verdade", acrescenta.
A iluminação do Monumento, tornado Santuário em 2006, de acordo com o Reitor do local, Padre Omar Raposo, dará destaque à percepção de que o Cristo Redentor é mais do que apenas um ponto turístico. É também um local de oração, propício para aproximar as pessoas de Deus.
“Essa iluminação faz ressaltar ainda mais o Santuário”, enfatizou Padre Omar em declarações à web da arquidiocese do Rio.