Em declarações à agência ACI Prensa, do grupo ACI em espanhol, o Pe. Francisco Morales, secretário de Pastoral Litúrgica da Arquidiocese de San José (Costa Rica), explicou que os fiéis que tenham incorrido no grave pecado do aborto poderão "encontrar a reconciliação durante o tempo de Quaresma".

O Pe. Morales assinalou no dia 9 de março que graças a uma concessão especial que outorgou o Arcebispo de San José, Dom Hugo Barrantes Ureña, todos os sacerdotes desta arquidiocese poderão absolver este pecado "a partir da quarta-feira de Cinzas até o segundo domingo de Páscoa, domingo da Divina Misericórdia".

O sacerdote disse à ACI Prensa que, em geral, "no caso do aborto, pela gravidade do delito, sua absolvição está reservada ao Ordinário (Bispo) ou ao Vigário Penitencial da diocese".

"Se uma pessoa vem a confessar-se deste delito, o que se faz é pedir à pessoa que venha outro dia enquanto se pede a potestade para podê-la absolver", afirmou.

Entretanto, cada ano na Quaresma o Arcebispo de San José outorga esta concessão especial aos sacerdotes, que está contemplada no Código de Direito Canônico, "para facilidade dos fiéis", finalizou.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos: