Roma, 16 de mar de 2011 às 11:00
A Família Salesiana a China se prepara para receber as relíquias de seu fundador, São João Bosco, cujos restos sagrados se encontram atualmente em peregrinação por todo mundo como preparação ao bicentenário do nascimento do santo previsto para o ano 2015.
As relíquias, que incluem um osso do metacarpo da mão direita do santo, chegarão a Hong Kong no dia 25 de março. Foi anunciado que no dia 2 de abril estas se trasladam a Macao e chegarão finalmente em 7 de abril a Taipei (capital de Taiwan), onde todas as escolas e os conventos salesianos da região acolherão os restos.
Conforme informou a Rádio Vaticano, Dom Simon Lam Chung-wai, reitor da Província salesiana da China, tem a esperança de que este evento ajude reforçar a missão educativa dos salesianos e mova a muitos jovens a acolher o possível chamado à vida consagrada.
"As escolas católicas são o melhor lugar para fazer amadurecer as vocações, embora agora escasseiem os pontos de referência, porque os sacerdotes e as irmãs são cada vez menos", explicou. Do mesmo modo, "o número de professores católicos é muito escasso", concluiu Dom Chung-wai.
As relíquias de Dom Bosco, peregrinam pelos cinco continentes e percorrerão todas as nações onde os salesianos estão presentes por iniciativa do Reitor Mor da Congregação, Dom Pascal Chávez Villanueva.
A peregrinação começou em 25 de abril de 2009 em Valdocco, uma localidade vizinha a Turim (Itália) -onde morreu o Santo- e terminará em 31 de janeiro de 2014, na data de sua morte e sua festividade.
Dom Bosco, foi declarado Santo pelo Papa Pio XI no dia 1 de abril de 1934, 46 anos depois de sua morte em 1888. O Papa João Paulo II lhe deu o título de "Pai, Professor e Amigo dos Jovens".