VATICANO, 19 de mar de 2011 às 06:01
O novo site da Santa Sé está prestes a ser lançado, informou ontem a
Rádio Vaticano. Como já anunciado pelo Arcebispo Claudio
Maria Celli, presidente do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais
na recente Plenária do dicastério, o site estará online logo depois da
Páscoa em italiano, inglês e francês.
“Será necessário esperar ainda um pouco – explica Dom Celli ao jornal vaticano L'Osservatore Romano – para as outras línguas, inclusive chinês. Quisemos que o projeto se realizasse gradualmente, para que pudéssemos mudar o que fosse preciso durante o próprio processo”.
Na entrevista, Dom Celli falou dos temas abordados na Plenária, explicando que “a Igreja deve certamente aprender a anunciar Cristo segundo a linguagem mais fácil e direta, compreensível para as pessoas a quem se dirige. Hoje, fala-se de era e cultura digitais”.
Em sua entrevista publicada pela RV, Dom Celli recorda que na última reunião do dicastério o Papa “nos lembrou que precisamos ter a coragem de ver com mais profundidade a relação entre a fé, a vida da Igreja e as mudanças que o homem está vivendo”.
“Bento XVI nos pediu um esforço maior para ajudar os responsáveis na Igreja a entender, interpretar e falar a linguagem moderna da mídia em sua função pastoral”, afirmou o arcebispo.
“Resumindo, o Pontífice quer que se pense nos desafios que o chamado ‘pensamento digital’ apresenta à fé e à teologia; e as perguntas e respostas conseqüentes”, afirmou.
Neste sentido, o arcebispo adiantou que o Conselho das Comunicações está organizando cursos de formação e de dar um novo sentido aos encontros com os bispos do mundo, em suas visitas ao Vaticano.
Está sendo organizado no Rio de Janeiro um seminário sobre a comunicação para os bispos brasileiros, um encontro no Oriente Médio e outro na África. No segundo semestre, haverá também um evento no Chile para os envolvidos na Rede Informática da América Latina (RIIAL).
Em nosso continente, Dom Celli diz que conta com uma frutífera sintonia com o CELAM, cujo presidente, Cardeal Raymundo Damasceno Assis, “está particularmente atento a esta colaboração”,a firmou à Rádio Vaticano o presidente do Pontifício Conselho.