Em um país no qual se constrói cada vez mais mesquitas, a diocese de Nancy-Toul (França) vendeu uma igreja católica construída na década de 60, que será convertida em um centro comercial.

O economista da diocese de Nancy-Toul, Michel Petitdemange, assinalou que a igreja Saint François de Assisse (São Francisco de Assis) foi vendida no ano 2007 "pois a prática da religião evoluiu no bairro e hoje em dia só comparece uma centena de fiéis à igreja que pode receber até 700 pessoas".

O templo, que foi vendido por 1,3 milhões de euros, foi adquirido por uma imobiliária que construirá ali um centro comercial, já a que as autoridades locais não quiseram comprá-lo nem encarregar-se do mesmo.

Fontes da diocese indicaram ademais que o projeto comercial não é "um bar, nem uma sala de jogos nem um comércio ilícito do corpo ou do espírito".

Michel Petitdemange esclareceu que a venda de igrejas católicas é um fato "extremamente estranho e excepcional" na França e ressaltou que só pode ser feito no caso de construções posteriores a 1905, quando entrou em vigor a lei que separa Igreja e Estado.

"É claro que para alguns paroquianos esta decisão é muito amarga, pois aqui se casaram e aqui foram batizados seus filhos. Mas terão que adaptar-se e tampouco isto é algo que seja mortífero", concluiu Petitdemange.

Ainda à espera da realização dos trabalhos, os fiéis poderão assistir às Missas na capela que está ao lado da igreja de São Francisco de Assis.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos: