Roma, 15 de abr de 2011 às 13:50
O Embaixador do Japão perante a Santa Sé, Hidekazu Yamaguchi, agradeceu ao Papa Bento XVI sua generosidade para com o país asiático depois do terremoto de 11 de março, após o Vaticano ter anunciado que a Coleta da Quinta-feira Santa iria para as vítimas desta tragédia.
Em declarações à ACI Prensa no dia 14 de abril, o embaixador disse que "minha mensagem para o Papa é que estou muito agradecido por sua caridade e todo o povo do Japão está muito agradecido também pelo seu apoio".
Sobre a coleta, Yamaguchi explicou que "todo esse dinheiro será enviado às vítimas porque tiveram que sair de suas casas sem levar nada, absolutamente nada. Os documentos de identidade e todas as demais coisas se perderam. Todas as famílias necessitam do dinheiro para sobreviver, assim esse será entregue a elas".
O diplomata disse também ao grupo ACI que não só estava agradecido pela ajuda material da Igreja Católica:
"Três dias depois do terremoto o Papa rezou por nós no Ângelus. Disse-nos que nos acompanha espiritualmente. Todos os japoneses agradeceram isso, especialmente os católicos que se alegraram muito com estas palavras", concluiu.